Tem Uma Criança Sem Mãe Aqui!

Criança. Foto: http://img5.visualizeus.com/thumbs/f7/88/alone,child,forgotten,sadness,street,cold-f7887838875e8d0320256d391afea312_h.jpg

De Alexandre Valério Ferreira



  Foi necessário o motorista parar o ônibus. Gritos alertavam para a comoção que se desenrolava entre os passageiros. "Tem uma criança sem mãe aqui!", repetiam as mulheres. Uma menina no seu quinto ano de vida estava sem nenhum responsável.
  Tudo começou logo após entrarem no ônibus. Lotou em poucos instantes. Daí, alguns perceberam a pequena criatura que se comprimia entre os adultos. Faltava algo. Suas mãos estavam perdidas. Seus olhares também. Tornou-se evidente a ausência de uma mãe ou de um pai.
  Como é de costumo, chama-se primariamente pela mãe. A cultura moderna nos levou a isso. Pais ausentes. Mães presentes. Mas, para o caso desta garotinha, tudo estava em falta. Carinho, atenção, preocupação, orientação.
  Ela ficou assustada. Parecia surpresa com a reação dos outros. Seguiu perfurando o amontoado de gente e dirigiu-se para o fundo do ônibus. Lá, encontrou sua mãe, que junto com sua avó, nenhuma reação esboçavam.
  Aquela cena irritou alguns passageiros. Afinal, quantas crianças desaparecem diariamente? E, infelizmente, algumas vezes acontece devido à imprudência e irresponsabilidade dos seus pais. Pedófilos aproveitam-se de casos como esses. Cuidado é necessário.
  Alguns queriam dizer algo. Talvez devessem. Serviria? Não dá mais para saber. Ninguém falou nada. Só resmungaram, indignados, em seus cantos. Julgavam. Sentenciavam. Perdoavam. Esqueciam. As paradas esvaziavam o clima de indignação.
  A senhora reclamava de sua filha. Ensinava a ela o mesmo que aprendera: que devia culpar outros e não a si mesmo. Não era ela que devia segurar a filha, mas esta devia ter maturidade para sempre confiar na mãe. Claro como água para a lógica daquela senhora.
  Por que ninguém criticou? Estariam inertes? Teriam medo de a senhora esboçar alguma reação violenta? Não se sabe. Tudo que se sabe é que uma criança passou pelo risco de sumir e que isso não virou lição para ninguém além dos leitores.




Comentários

Veja também