Ignorante!

Ignorância. Foto: http://amebasambulantes.spaceblog.com.br/383735/A-ciencia-de-ignorancia/

___________________________

Ignorante: 
  
(1) s.m. e s.f. Pessoa sem instrução; quem desconhece certo assunto. (2) Adj. Característica de quem não possui instrução; que desconhece determinado assunto; que não está ciente de algo.
 
_______________________________


  Não é incomum encontrarmos pessoas corrigindo outras devido o "mau uso" do adjetivo acima. Indivíduos "espertos" afirmam que a palavra ignorante não é sinônimo de rude ou grosseiro. Talvez pensem eles que tal distorção do sentido é devido a ignorância gramatical do povo inculto.
  Receio dizer (ou não), que eles se enganam. Posso assim afirmar por dois motivos, pelo menos. O primeiro é que, se observarmos no dicionário, a palavra ignorante se refere sim também àquela pessoa que é grosseira, rude, estúpida. 
  Em segundo lugar, o fato de alguém ser rude e grosseiro está sim relacionado diretamente ao significado primário de ignorante. Afinal de contas, ao ser grosseiro, tal pessoa ignora diversas questões. Esquece o sentimento do outro.   Mostra que não sabe o mau que suas palavras podem causar. Rejeita a possibilidade de ter havido um mal entendido. Desconhece a possibilidade de ele mesmo ter errado também. Falta-lhe a ciência da importância do bom diálogo, da ética, dos direitos e deveres de cada um.
  Alguns tentam justificar sua rudeza. Culpam a outra pessoa, pois esta falou uma burrice. Mas, ainda que isso seja verdade, existiria motivo válido para agir de forma grosseira com ela? Não seria ignorar também que você possui limitações e falhas, assim como ela?
  Aristóteles, no livro "Ética a Nicômaco", distingue dois tipos de ignorância. Ele fala daquele que age "na ignorância", ou seja, fazer algo mesmo sabendo dos maus efeitos. Também existe a pessoa que age "por ignorância". Neste caso, mais perdoável, pois está se referindo a alguém que fez algo sem ter a ciência dos efeitos possíveis. Ainda assim, é uma atitude questionável. Pois, no caso de um bêbado que agride a mulher, por exemplo, mesmo não tendo conhecimento exato do que está fazendo, ele age de forma destrutiva e condenável.
  Assim, a ignorância, seja qual a forma em que ela se apresenta, é causa dos mais diversos problemas e males. Chamar alguém de ignorante está correto, pois ela o é em todos os sentidos da palavra.


 
 

 

Comentários

Veja também