Pedra do Machado


De Alexandre Valério Ferreira

  Muitas vezes gostamos de nos sentir grandes. Queremos atenção. Gostamos de ser considerados "importantes" ou "influentes". Dizem que precisamos alcançar essa fama para sermos bem sucedidos e, consequentemente, felizes.
  Mas, será que realmente é necessário vivermos amaciando nosso ego? Creio que não. A sensação de humildade trás muito mais gratificação, porém, como todas boas qualidades, é necessário esforço para mantê-la.
  Gosto de aproveitar a natureza. No meio natural, onde as coisas funcionam num ritmo caótico, porém, equilibrado, podemos encontrar muita paz e tranquilidade. Quando viajamos para montanhas, cachoeiras ou desfiladeiros, sentimos o quanto somos pequenos.
  Carl Sagan uma vez comentou sobre o pontinho azul no sistema solar chamado Terra. Somos apenas um pequeno grão de areia em um Universo de tamanho inimaginável. Alguns não gostam de pensar nisso. Talvez sintam desgosto por admitir o quão insignificantes e frágeis nós somos.
  Gosto muito de ir na Pedra do Machado. Ela se localiza em Viçosa do Ceará. É uma formação rochosa que permite uma visão maravilhosa das serras e do sertão. Estar lá é maravilhoso. Uma sensação de pequenez e ligação com aquela imensidão que é o nosso belo planeta. Como um machado, ela corta nossa arrogância em pedaços.
  Precisamos realmente nos sentir grandes para ficarmos bem? Não. Sentir-se pequeno naquela pedra me fornecia uma enorme calma. Perceber e aceitar que o mundo é enorme e que somos um grãozinho nele faz-nos desenvolver respeito pela natureza e pela vida. 
  Nesses dias refleti em como somos crianças em alguns momentos. Queremos atenção de todas as formas, como bebês que choram pelo carinho dos pais. Parece que não ultrapassamos essa etapa e continuamos fazendo de tudo para que os outros nos olhem e nos elogiem (ou nos invejem). Mal nos apercebemos de que a verdadeira grandiosidade não está em nada disso, mas na simplicidade.



Comentários

Veja também