Diário da semente

Pinha. Foto: autor.
  Não sei bem como vim a existência. De repente, eu estava aqui,   vivo! Estou só? Não sei! Tudo começou muito rápido. Eu sinto que existe uma fonte, alguém, que me alimenta e que me faz sentir bem, que me protege. Resolvi chamar essa tal fonte de mãe. 
  Ela me provê o sustento. Ela que me faz crescer. Estou cada dia maior. Sinto que já sei o que vou fazer. Sinto que existe algo muito grande em mim. Existe um propósito maior para mim. Não sei bem explicar qual, mas noto que a cada dia estou mais consciente.
  Serei um enorme pinheiro! Espero que eu seja o mais alto de todos. Espero que eu consiga alcançar grandes fontes de água e seja elogiado por todos. Ficaria muito feliz. Ah, descobri que não estou só. Existem milhares de outras sementes. São meus irmãos. 
  Não consigo conversar com nenhum deles. Porém, sinto que eles estão bem perto de mim. Estamos todos ansiosos. Em breve, seremos libertos. Seremos jogados no chão lá embaixo. Isso me deixa nervoso. Como será lá, sem a proteção de nossa mãe?
    De repente, após uma brisa, nós caímos! Todos nós! Nossa "nave" se abre e estamos prontos! Prontos para o quê? Prontos para nossa luta! Mas, espera! Eu não posso me movimentar! Como poderei escapar de formigas, de pássaros ou até mesmo da chuva forte ou do sol causticante? Entendi...Terei que suportar tudo isso! Isso é assustador. Será que sou capaz? Mas não estou só! Somos milhares de sementes no solo esperando a oportunidade de revelar o nosso verdadeiro potencial!
   Alguns não acreditam que eu, uma semente de 5 milímetros, possa me tornar uma bela árvore de 20, 30 ou até 40 metros de altura. Sempre existem aqueles que querem nos desanimar. Por quê? Por que não tenta crescer e se feliz? Não precisa desanimar os outros. Isso não tem lógica. Só quero ser feliz. Só quero sentir o sol, obter meus nutrientes e ser uma casa para muitos seres vivos. Serei muito importante!
   Estou a vários dias aqui no chão, esperando minha hora. Preciso de um solo bom, agradável, cheio de nutrientes. Onde ele está? Não sei. É necessário paciência. Infelizmente, a maioria de nós não sobreviverá... Eu quero sobreviver! Quero ser feliz. Vou ser! Sou essencial para a vida, para a continuação da minha espécie. Não só a minha, mas de todos que dependem da gente. Não vou desistir. Eu vou nascer em breve! Vou esperar!



Alexandre Valério Ferreira



Comentários

Veja também