O velho da sacola
Velho da sacola. Foto: http://mundoestranho.abril.com.br/blogs/turma-do-fundao/semana-de-halloween-top-5-coisas-que-davam-medo-quando-eramos-criancas/ |
Ele é uma lenda urbana. Quantos pais já devem ter contado essa estória para seus filhos? Milhões deles talvez. Certamente você já deve ter ficado com medo dele, principalmente se for das gerações anteriores a década de 2000. Os pais falavam sobre ele para convencer as crianças a se comportarem ou para não saírem para a rua sozinhos.
A estória do velho sacola é bem simples. Ela diz que existe um velho que ronda as cidades, como um andarilho, e que captura crianças que são desobedientes ou que estão sozinhas nas ruas. Então, quando acha uma delas, ele as coloca dentro de uma sacola (alguns dizem que é preta para tornar a lenda mais tenebrosa) e levam ela embora. A lição era clara: se a criança insistir em desobedecer aos pais e continuar brincando na rua, poderá nunca mais ver sua família.
A estória originou-se na Inglaterra. Dizia-se que, se uma criança era muito levada, danada, traquina, os pais amarravam uma fita vermelha na cama deste. Quando o velho da sacola chegasse, ele já sabia qual era o menino(a) que deveria levar. Evidentemente, para uma criança, isso devia ser assustador. Ficar longe da proteção dos pais e com um estranho é uma das mais assustadoras experiências que uma criança pode passar.
Quando eu era pequeno, eu também tinha medo do velho da sacola preta (quem não?). Note a idade do "vingador dos pais". Ele é um homem idoso. Isso talvez lembre o lado rabugento, teimoso e cheio de rugas de alguns senhores de idade. A lenda também diz que ele utilizava uma sacola na qual cabiam várias crianças. Parece até com um catador levando lixo.
Talvez seja essa ideia: a criança danada se torna um estorvo, uma dor de cabeça, para os pobres dos seus pais, merecendo, portanto, ir embora. Vale destacar também que muitos associam, em lendas e contos de fada, indivíduos grotescos e feios com maldade e perigo. Apesar de que, muitas vezes os piores indivíduos costumam ter uma ótima aparência física.
Naquela época, a estória do velho da sacola podia ser bem eficiente. Hoje em dia, dificilmente as crianças vão se assustar com isso. Já veem filmes e jornais que apresentam cenas e indivíduos muito piores. Assim, acabam por se tornarem indiferentes. Dificilmente teriam medo de um velho desses. Tampouco acreditariam na veridicidade dessa lenda. Os tempos mudaram.
Alexandre Valério Ferreira
Acho que hoje algumas crianças até iriam preferir o velho da sacola para fugir da realidade de suas casas. Mas eu ainda tenho medo do "véi do saco" como dizia minha mãe.(Não direi minha idade.rsrsrs)
ResponderExcluir