O vale
Vale é um tipo de relevo bastante interessante. Costuma-se definir vale aquela região compreendida entre regiões altas, ou seja, por montanhas e colinas. É também comum haver um rio ou lago nos vales. Isso se deve ao fato de sua localização. A água escoa para o centro do vale, criando esses volumes de água. Não é para menos que os vales costumem ser regiões boas para plantio.
Alguns vales podem ser verdadeiros oásis. Isso se deve aos fatores comentado acima. Mesmo quando é período de estiagem, podemos ver que os vales apresentam vegetação verde. Claro, isso depende de vários fatores. Principalmente do volume de água que segue em sua direção. Algumas pessoas fazem represas para formar um lago artificial ou açude.
O objetivo é acumular água para irrigação e sustento próprio durante os tempos de seca. Devido esse tipo de obra, ocorre do fato de o vale a jusante da represa (depois dela) apresentar maior umidade. Isso é natural, pois a água de uma forma ou de outra se infiltra na barragem.
Não sei bem o motivo de eu ter falado tanto sobre geografia. É uma disciplina muito interessante. Pena que alguns não gostem. Tem gente que não gosta de nada. Há pessoas que não sabem aproveitar nada.
Os vales são oásis. Poucas pessoas hoje em dia são agradáveis. Vivemos em um deserto emocional. Quando encontrar alguém de valor e caráter tome cuidado para não perder essa amizade valiosa Além disso, procure você mesmo ser um oásis no sertão.
Como se faz isso? Deixando de ser egoísta e orgulhoso. Esses defeitos nos cegam as vezes. Faz com que enxerguemos defeitos onde não existem ou criemos qualidades em pessoas que nunca a desenvolveram. Sejamos vales, não desertos ou penhascos!
Alexandre Valério Ferreira
Comentários
Postar um comentário
Gostaram? Aproveite e comente o que achou do texto. Compartilhe sua opinião.