Teoria da Beleza Auto-Destrutiva
Beleza. Foto: Autor. |
Já notou que muitas vezes as pessoas bonitas são chatas? Porque será? O que as fez serem assim? Será que a boa aparência física vai na contra mão da beleza de personalidade? Não seria possível conciliar beleza exterior com beleza interior?
Bem, gostaria de destacar, antes de mais nada, que não estou falando que TODAS as pessoas bonitas são chatas. Eu nem poderia, pois conheço diversas pessoas que são bonitas tanto por dentro como por fora. Mas, estou me referindo ao que acontece em geral.
Alguém ser chamado de bonito depende de lugar para lugar, de época para época e de pessoa para pessoa. A beleza física varia bastante. Alguns são chamados de bonitos por isso ou aquilo. Mas, existem características que, independentemente de tudo isso, qualquer um acha bonito. Existem indivíduos que, pelo conjunto de características físicas, são chamados de belos. E a beleza naturalmente atrai olhares e atenção.
Bem, o problema começa ai. Todos se sentem atraídos ao que é belo. Uma criança muito linda chama atenção dos colegas e parentes. Os parentes enchem essa criança de elogios. Todos querem ser "amigos" de um rapaz muito bonito ou de uma garota bela.
Ao tentar criar essa "amizade", costumam ficar cegos aos defeitos de personalidade de tal indivíduo de rara beleza. Isso quer dizer que, mesmo a garota sendo chata, eles continuam querendo ter amizade com ela, porque, afinal, ela é incrivelmente linda.
Entretanto, se a pessoa não é muito bonita, ela não atrai muito esse tipo de amizade artificial. Assim, se ela não for um bom amigo, não terá amigos. O mesmo não ocorre com a pessoa bonita. A maioria de nós continuam se achegando a ela, sendo bom amigo ou não. Este é, portanto, a raiz do problema.
A beleza física da pessoa conquistou suas "amizades". Não foi sua personalidade. A pessoa então associa que, mesmo sendo chata, as pessoas gostam dela. Assim, ela começa a se considerar "legal", acreditar que as pessoas realmente gostam da PESSOA DELA. Mesmo que isso não seja verdade. Mesmo que seja irritante, sem conteúdo e egocêntrica.
Em vez de ajustar sua personalidade e amadurecer por melhorar na humildade, nas conversas, no respeito pelos outros, em ser gentil e amigável de verdade; tal pessoa de rara beleza continua tendo uma personalidade desagradável. Às vezes, tais más qualidades vão sendo acentuadas.
Ainda que a pessoa aja dessa forma, ela continua atraindo olhares e "amigos". Infelizmente, tendemos a ser mais "perdoadores" com as pessoas muito bonitas do que com as "normais". Isso é um grave defeito, que revela o egoísmo existente na gente.
É por isso que, do meu ponto de vista, as pessoas de bela aparência física se tornam chatas. Claro, muitas pessoas bonitas não se deixam levar por essa "fama" e essas "amizades". Elas aprendem a lidar com os elogios e não se esnobam não ficam orgulhosas. Além disso, percebem que na vida real sempre encontrarão pessoas egoístas que só as olharão devido a sua beleza física. Entretanto, aprendem a encontrar verdadeiros amigos e também estão a procura de ser uma pessoa melhor.
Quem fica correndo atrás das pessoas belas e as elogiam demais não sabem o estrago que podem causar na personalidade delas. É uma situação complicada. Cabe a cada um de nós fazer uma autoanálise e procurar sermos pessoas sinceras e verdadeiras. Todos ganham com isso.
Alexandre Valério Ferreira
Mas realmente não é só hoje em dia que vemos isso. É uma realidade desde os tempos mais remotos, sempre o que se é belo é adorado. Pode até parecer glichê mas é a verdade... Enfim se a sociedade não parar pra pensar e mudar do que adianta tudo?
ResponderExcluirNão é? Infelizmente é o que acontece. Acaba estragando a pessoa de bela aparência e os que correm atrás delas ficam tristes pela não correspondência. É um ciclo vicioso...Vai entender, não é?
Excluir