O ressurgimento do verde
A seca. Foto: Autor. |
Era mais um inverno se acabando. Neste ano, foi fraco. Choveu pouco. Não deu para produzir quase nada. As plantações já morreram. Os animais estão fracos. E, sem a chuva, o cenário vai mudando. É a água faltando, é a vida se apagando e as cores se desbotando. As folhas caem e, com elas, a esperança de um bom inverno. As árvores se parecem mais com raízes viradas para cima.
É, de repente, tudo vai se tornando um cenário morto. E, vagando pelos sertões, de chão rachado e céu azul, ausente de nuvens, vemos a dimensão da seca. Poucos animais domésticos, muitos urubus. Para estes, é a melhor época do ano, pois a morte, iminente para alguns, representam vida para eles. Parecem estar constantemente nos agourando na beira da estrada. Talvez esperando um acidente, talvez o nosso ou de algum incauto animal que tente atravessar a rodovia.
Era um mundo em tom de cinza e marrom. Se algum estrangeiro, leigo da vida nordestina, passasse por aqui, pensaria logo que a vida se acabou e que a terra morreu. Talvez imaginasse que aqui em breve ia se tornar mais um deserto, habitado apenas por poucos animais resistentes. De fato, a caatinga é o lar de animais muito resistentes, incluindo a gente...
Mas, ele se engana ao pensar que a terra daqui está morta. Não, não está. Está apenas adormecida. Apenas descansando, armazenando energia, armazenando vida. Sim, essas árvores aparentemente mortas, estão vivas! E o que aguardam? Estão esperando o ouro transparente, translúcido, que goteja a terra e lhe dá vida novamente. Sim, estamos falando da chuva. O cinza que trás cores para o sertão.
É incrível! Vemos na seca um ambiente morto, depressivo. Mas, basta um pouco de chuva e tudo ressurge novamente: o verde, as flores, os pássaros e animais terrestres. E, de repente, tudo está verde e belo novamente! Parece um milagre. Parece até que as plantas foram ressuscitadas! O verde toma conta do sertão. Parece mais que está chovendo tinta em tom de verde e não água. É a vida voltando, é mais uma esperança de um ano melhor. Será que é por isso que o verde é cor símbolo da esperança? Quem sabe?
Alexandre Valério Ferreira
Comentários
Postar um comentário
Gostaram? Aproveite e comente o que achou do texto. Compartilhe sua opinião.