Fotos Vazias

Vazio. Foto: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg72IvEYFWxXHXvUIoPcZzfwlMow1YDx7zYy02POhc30gjLdpN-T-o_SqYAaaL9UxegjD1JyeDuV47AxZ2Us7aSFLmdN6jekaSqBpIWChdW7uVL4uXsxnLtNG39IgfjHZr2F6GT8Irw-Xg/s1600/0010+-+desventuras.jpg
  
  Ele estava me mostrando as fotos. Foi uma viagem e tanto. Eles visitaram uma pequena cidade centenária. Ela era multicolorida, cheia de flores e casarões antigos. Sem contar com a natureza exuberante a seu redor e o clima agradável.
  Decepcionante foi olhar as fotos. Como assim? Eram feias? Foram mal tiradas? Trabalho de amador? Não, nada disso. As fotos estavam perfeitas. Simplesmente incríveis. Não havia do que reclamar.
  O que me deixou decepcionado foi outra coisa. Durante todo o tempo que vi o álbum dele, os comentários dele giravam apenas em torno das fotos, de como as tiraram e com quem. Não que eu não amasse fotografar. Longe disso. Mas, notei que ele perdeu o melhor da viagem.
  Eles iam no museu e só tiravam fotos. Iam num mirante e comentava apenas sobre as fotos. Em todos os locais que ele passava, o assunto era centralizado nesse único ponto: fotos, fotos, fotos. Tudo que falavam era sobre como ficariam com determinados filtros ou a repercussão que teria quando fossem postadas na internet.
  E foi isso que me deixou triste. Em nenhum momento ele citou como foi bom estar com os amigos, de como foi agradável sentir a brisa das colinas ou o verde aconchegante das matas e o calor humano da pequena cidade. 
  Na verdade, eles não tinham tempo para isso. Só tinham tempo para fotografar. Acho que ele passou mais tempo olhando as belas paisagens atrás da tela de LCD da câmera do que direto para elas...
  Penso que aquelas fotos e vejo que estão vazias. Elas não tem o sentimento e a vida daquelas que foram tiradas naturalmente, naquele momento de descontração com os amigos ou num belo descanso na praia. 
  Quando ele olhar aquelas fotos, lembrará do quê? Uma foto em si pode ser baixada da internet. Talvez com uma resolução e qualidade ainda melhores. Então, para quê se concentrar apenas em fotografar? 
  Se está em um evento, porque não aproveitar? Por quê gastar o tempo inteiro apenas tirando fotos com pessoas que você não gastou nem  1 minuto para conhecê-las melhor? Do que você lembrará depois? Da foto e suas tonalidades ou daquele momento inesquecível? 
  Uma foto é como uma impressão do tempo. É como salvássemos aquele momento para sempre de forma impressa. E quando você olha para suas fotos, o que elas revelam sobre você? Espero que não estejam vazias.


Alexandre Valério Ferreira







Comentários

Veja também