O botão reset

Botão reset. Foto: http://gerentebeminformado.files.wordpress.com/2010/07/reset.jpg
  Muitos equipamentos eletrônicos possuem o botão RESET. Eles são conhecidos principalmente pelos que utilizam computadores. Sua função basicamente é a seguinte: reiniciar o sistema. Isso quer dizer que o dispositivo vai reiniciar com suas configurações iniciais. No caso de um computador, o sistema operacional é reiniciado. 
  Utilizamos esse botão quando o equipamento apresente alguns problemas. Em especial, quando não conseguimos reconfigurá-lo ou quando o programa está travando e não podemos fazer mais nada. Costuma dar certo, quando o problema não é tão grande.
  Na vida, aqui e acolá, fazemos coisas pelas quais nos arrependemos. Uma palavra mal pensada, uma decisão incorreta, uma indecisão infeliz ou uma atitude precipitada (estas costumam nos causar micos inesquecíveis).
  Não importa o motivo, parece que a partir daí as coisas começam a desandar e tudo dá errado. Parece até um beco sem saída. Talvez a vontade que tenhamos seja de voltar no tempo e fazer tudo diferente. 
  Mas, acredito que você, assim como eu, saiba que é impossível voltar no tempo. Ou seja, é impossível "rebobinar" a fita de nossa história e regravar tudo. Por outro lado, existe outra função que talvez nos ajude.
  É o "botão reset". Sim, aquele que falamos no inicio. Quem saiba não seja possível "reiniciar o programa", por assim dizer? Se um projeto ou trabalho não está dando certo e, quanto mais a gente tenta melhorar, pior fica, que tal usar o resetDe repente, rever o pensamento, o programa ou o raciocínio desde o começo poderia nos ajudar a solucionar o desafio ou problema. 
  Tente recomeçar do zero. Algumas vezes isso é possível ou talvez seja o único meio das coisas realmente darem certo. Procure outras soluções. Às vezes, sem perceber criamos a rotina de seguir um determinado caminho e não enxergamos como sair dele. Neste caso, tente desde o começo e analise bem, procurando outra saída. 
  Claro, nem tudo na vida se resolve com o reset. Assim, analise bem antes de decidir algo, especialmente quando é importante. Não é bom ser precipitado. A não ser que seja uma questão imediata de vida o ou morte, sempre temos algum tempo para raciocinar e tomar uma posição.


Alexandre Valério Ferreira



Comentários

Veja também