Debate sobre escadas
De Alexandre Valério Ferreira
Um degrau por vez. Simples, não acha? Nem sempre. Se estamos com pressa, costumamos pensar apenas no último degrau, não concorda? Queremos ir logo ao topo. Meio caminho nos deixa ansiosos.
Tudo deveria ser tão simples. Pisaríamos no primeiro degrau da escada e instantaneamente iríamos para o último. Fácil assim! Sem esforço. Sem cansaço. Sem meio termo. Deveria ser assim, não é?
Não. Isso é o que nós achamos que queremos. Pode ser que não seja o que precisemos. Muito bem cantou Raul Seixas: "é chato chegar a um objetivo num instante". A graça está no caminho. O caminho que torna o fim especial ou significativo. Engraçado, não acha?
Além do mais, do que adianta ficar insatisfeito com os degraus intermediários? Essa é a realidade e quanto mais você demora em aceitá-la, pior ela se torna para você. O oposto também é verdadeiro. Soluções são criadas por quem reconhece a vida tal como ela é e age com base no que está em suas mãos.
Suba um degrau por vez. Se tentar ir muito rápido, poderá tropeçar. Se tentar pular degraus, poderá cair. E a pressa se tornará em atraso. Seria um esforço em vão. A pressa é inimiga da perfeição [ e da razão].
Comentários
Postar um comentário
Gostaram? Aproveite e comente o que achou do texto. Compartilhe sua opinião.