Vidro ou borracha

Vidro. Foto: http://umbaianoemsp.files.wordpress.com/2012/10/1250236183442_f.jpg
         O vidro, por definição, é um liquido amorfo. Apesar de ser liquido, apresenta propriedades muito similares a um material sólido. Dentre essas, a que se destaca é sua elevada dureza, ou seja, ele é bastante rígido, inflexível. A borracha, por outro lado, é um material sólido que apresenta alta flexibilidade. Por isso, apresenta as mais diversas aplicações e podemos encontrar produtos com sua presença em todo lugar.
          Bem, o que quero destacar é que, apesar de mais bonito em diversos aspectos e formas, o vidro é um material que não suporta variações. Ele é rígido, duro. Assim, pode não suportar uma pancada, ou ser levemente dobrado. Ele certamente se quebraria em vários pedaços. Enquanto que a borracha pode ser flexionada e dobrada até certo limite. Sim, por isso que esse material tem sido utilizado para fazer diversos equipamentos, calçados e brinquedos.
         Existem similaridades entre esses dois produtos e o ser humano. Algumas pessoas são como vidro. São inflexíveis, rígidos, retrógrados. Não aceitam opinião alheia e não são capazes de se adaptar as circunstâncias. Só aceitam sua própria opinião e pronto. 
   Se de repente alguém tenta dobrá-los, flexionar eles, não suporta e se quebram. Parece não aguentar a ideia de aprender com os erros. Não conseguem escutar os outros. Isso os torna difíceis de lidar. Às vezes, são muito inteligentes, capacitados, preparados e populares. Parece que isso toma a cabeça deles. Entretanto, tal atitude fragiliza a pessoa, tornando incapaz de ser plenamente feliz. Afinal, ninguém é perfeito.
   Por outro lado, as pessoas que são como borracha apresenta grande flexibilidade. São aqueles que são capazes de escutar os outros, ver o que tem a dizer. Isso não quer dizer que são passivos e aceitam tudo que os outros falam e acham. 
   Eles escutam e tentam compreender as circunstâncias. Olham mais a fundo a situação. Mas tem seus princípios, suas opiniões. Não suportariam passar desse limite. Não são fracos, mas sim razoáveis. Infelizmente, poucas pessoas são flexíveis. Deve ser por isso que dizem que o mundo está aos cacos.

                                                                                                                       Alexandre Valério Ferreira



Comentários

Postar um comentário

Gostaram? Aproveite e comente o que achou do texto. Compartilhe sua opinião.

Veja também