Janela de papel
Livro. Fonte da foto: [1]. |
Janelas são feitas para podermos ver o que há fora de nossas casas e para iluminar um cômodo. Realmente, elas tem muitos benefícios. Bem, se nossa mente fosse um quarto de uma casa, por exemplo, as janelas poderiam ser representadas por livros. Sim, foi isso mesmo o que eu disse. Livros são janelas, só que de papel.
Como assim? Quando lemos um livro, na verdade estamos abrindo nossa mente para novas informações. Aprendemos sobre tudo: ciência, história, artes, cultura. Uma enxurradas de ideias e pensamentos penetram em nossa mente, criando milhares de novas conexões entre os neurônios. É como se fôssemos iluminados, enxergando o que antes parecia obscuro, aprimorando nosso raciocínio.
Além do mais, a janela de papel que o livro é, nos permite expandir nosso "campo de visão". De que forma? Imagine só: o livro foi escrito por alguém que certamente tem (ou tinha) uma bagagem de conhecimentos e experiências de vida. Assim, quando estamos vendo sua obra, estamos, na verdade, captando o sinal da visão do autor, olhando o mundo do ângulo dele. Como ninguém vê o mundo igual, então sempre que lemos algo, estamos aumentando nossa visão de mundo.
Evidentemente, assim como nem todas as pessoas são agradáveis e valem a pena termos como amigos, nem toda leitura é benéfica. Como tudo na vida, é preciso filtrar as informações. Ninguém deve ser passivo às informações que recebe. É preciso analisá-la, tanto para descobrir se vale a pena ou se é importante como para compreender a profundidade do assunto.
Não sei se os livros continuarão sendo produzidos por muito tempo. Devido às inovações tecnológicas, existe uma tendencia na sociedade atual para a digitalização dos materiais de leitura. Acreditam que, dessa forma, destroem menos a natureza (eu acho que seja porque dê mais lucro para alguns...). De qualquer forma, eu sempre gostarei de folear as páginas de um livro, quer seja novo, quer seja velho, e mundo afora.
Alexandre Valério Ferreira
REFERÊNCIAS
Comentários
Postar um comentário
Gostaram? Aproveite e comente o que achou do texto. Compartilhe sua opinião.