Diário de Dias com Noites Claras


De Alexandre Valério Ferreira

____________________________________


  Hoje indicava que seria mais um daqueles dias com noites claras. Não que eu seja adivinho e muito menos que seja tolo suficiente para acreditar neles. Nem mesmo usei previsões baseadas em estatística (ou usei?!)
  A fato é que hoje não irei dormir. Não que eu vá a alguma festa. Quem dera fosse... O ponto é que a ansiedade tem me abatido dolorosamente nesses dias. Contas de água, luz, telefone, internet, IPVA, IPTU, viagens, cartão, etc...
  Dívidas e mais dívidas. Claro, isso faz parte da vida de todo bom e explorado ser humano. Mas, neste mês elas vieram com uma ferocidade sem tamanhos. Uma verdadeira tragédia econômica. 
  Não desses que sabem relaxar. Subir um degrau de cada vez não é comigo. Ou vou de elevador ou avanço logo 2 ou 3 degraus, aos atropelos mesmo. Alguns dizem que sou alvoroçado, agitado ou hiperativo. São muitos rótulos que não servem de nada. Não vou mudar.
  E, como resultado desta minha decidida teimosia, o sonho demora a aparecer. Ansiedade e sono não se dão bem. É como água e óleo, que não se misturam. Com as preocupações vieram as noites em claro e as olheiras. Dor de cabeça, enxaquecas, indisposição e pressão alta fazem parte do combo. Presente para uma mente que está a mil por hora.
  Um colega meu é de discurso chato. Fala para eu relaxar e que essa minha euforia descontrolada é no fundo uma reação ao medo. Medo de quê? Aliás, tenho medo de ser demitido. Se isso acontecer, é o fim. Tudo que é conta irá para o vermelho. Os juros estão ansiando por tal momento.
  Eu me deito. Fecho os olhos, mas não os pensamentos. Tento forçar o sono. Este não vem. Penso no instante em que irei dormir. Assim, fica mais difícil ainda dele aparecer. Penso inutilmente na vida, aumentando aquela coisa que aperta a garganta. Pense numa vida sofrida é essa de gente ansiosa e hiperativa como eu.
  Durmo. Eu acho, né? Não, não estou dormindo... Agora? Ainda não... Pronto, estou sonhando... Não, não... era só minha cabeça divagando após eu somar quanto gastei hoje no shopping. Acendo a luz. Ligo os vícios da internet. São 01:14 a.m. Assim começo meu dia: às claras.


Comentários

Veja também