Quem vai lavar a louça?

Foto: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgP3LrlqL5vuEgN-fu1IAXuNHIuPQw3ZtfbIi0iYos_lUqxOa6go2zHnk8x89ksgSAWy7oQqoke1Z7FGkedmNkRHIITIYLmjaY0FVC7ZxP4Qp_nXghTvN1yvVzsUWvbw1lY48bD4ks3atdB/s1600/800px-dirty_dishes.jpg

De Alexandre Valério Ferreira

  Eu estava muito irritado. Novamente minha mãe não me deixou lavar os pratos. Ela dizia que aquilo era "coisa de mulher". Meu pai, assentia com a cabeça. Saí resmungando para o quarto.
  Minha irmã mais velha lavou tudo. Ficou até umas 11 horas da noite. Eu, por outro lado, tive que ficar brincando em meu quarto. Perdi horas com os enfadonhos programas de TV.
  Sentia inveja de minha irmã. Ela sabia fazer diversas coisas: passar a roupa, costurar, lavar os pratos, lavar a roupa, tudo. Era ágil e resolvia problemas cotidianos com maestria. Eu não sabia fazer nada daquilo. Sempre dependia dela ou da minha mãe. Sempre precisava dos outros. Já imaginou quando eu morar só? Vai ser um desastre.
  Questionei meus pais sobre o tratamento com minha irmã. Achava tudo aquilo muito injusto. Porém, eles disseram que se eu fizesse aquilo tudo seria considerado "mulherzinha".
  Os anos foram se passando. E minha irmã conseguiu terminar os estudos. Não queriam que ela estudasse mais. Achavam que deveria casar e ponto final. Ela casou.
  Porém, ao visitar sua casa, um tempo depois, eu me surpreendi com a cena. O meu cunhado lavava os pratos enquanto minha irmã assistia TV. Questionei aquilo tudo. A primeira impressão que tive é que aquele homem não era macho de verdade. 
  Ela me falou que eles revezam os dias para lavarem as louças. Assim, ninguém fica totalmente cansado. A noite, eles dois trabalham juntos na cozinha para terminar o serviço com mais rapidez.
  Fiquei encantado. Eles eram muito diferentes. Minha irmã contou que ambos sabiam costurar, lavar as roupas e o banheiro. As tarefas domésticas eram dividas entre eles.
  Raramente vi, ao longo desses anos, algum problema entre eles. Continuaram vivendo bem. E eu também. Decidi mudar. Não queria me casar para ter uma empregada. Queria ter uma companheira, uma amiga. 
  E foi o que consegui. Admito que foi difícil. A visão machista estava fortemente impregnado em mim e na sociedade ao meu redor. Não mudei o mundo e nem pretendo mudar. Mas, fiz minha parte. Mudei minha visão do mundo, de mim e das pessoas ao meu redor.




Comentários

Veja também