O ensaio fotografico o casamento

Foto: http://i.huffpost.com/gen/1224330/images/o-WEDDING-BUDGET-facebook.jpg

De Alexandre Valério Ferreira

  O casamento é um momento único da vida de muitas pessoas. Ele marca o começo de uma nova etapa totalmente diferente. Não é para menos, portanto, que os noivos desejem boas fotografias no momento da celebração dessa união.
  A partir daí, entretanto, começam a se formar alguns problemas. Como as fotografias serão tiradas? Por quem? Qual será o preço? Quais os formatos de impressão? Quando serão entregues?
  Estes são desafios normais e é importante uma boa organização para que tudo dê certo. Mas, existem outras situações que não estão sendo postas em xeque e que estão comprometendo muitas cerimônias: os tais ensaios fotográficos.
  Em alguns casamentos, é uma triste realidade observar que o evento se tornou nada mais do que um ensaio fotográfico. A impressão que se tem em alguns desses noivados é de que o local é apenas um estúdio e os convidados, meros planos de fundo para fotografias programadas.
  Nota-se que a prioridade de alguns fotógrafos é apenas fazer sua parte e ponto final. Não se importam se as luzes de suas câmeras estão ofuscando a visão de algum convidado ou se ele está impedindo que as pessoas vejam os noivos. 
  Em alguns casos, isso chega a ser ridículo. Fotógrafos fazem barulho, discutem com os colegas sobre as melhores posições, trocam as luminárias de lugar, afastam convidados para melhores tomadas e por ai vai. Tem momentos que acho que eles vão parar a cerimônia para ajeitar os noivos para uma posição "perfeita".
  Depois dos votos de casamento, alguns casais ainda precisam tirar milhares de fotos. São as mais diversas poses e locais. Tudo para fazer um álbum de fotografia parecido com o de famosos ou de filmes. Será que precisa desse exagero?
  De repente, nada importa: nem o casamento, nem os convidados, nem o amor, nem o sorriso, nem a alegria da ocasião. Tudo que vale são belas composições fotográficas. Boas tomadas de vídeos ou insuportáveis sorrisos petrificados.
  E de quem é a culpa? Às vezes, é do casal, mas nem sempre. Como profissionais, os fotógrafos contratados deveriam ter ética e saber atuar da melhor forma possível. Se forem realmente sensíveis e capacitados, saberão claramente quando devem fotografar e quando não o devem. 
  Também perceberão que fotos naturais são muito mais tocantes do que os repetitivos retratos, aqueles lugares-comuns que vemos em 99,9% das fotos de casamento. Mas, para tanto, é necessário um pouco mais de esforço e um pouco menos de exageros. Será que estarão dispostos?
  Os noivos devem observar esses pontos. Afinal, sabemos que é uma festa muito especial, mas não uma cena do último capítulo de alguma novela. Aquele momento deverá ser marcante para eles, para a família e os amigos. Não deixe que se torne apenas um ensaio fotográfico.


Comentários

Veja também