Reflexões em tons de vermelho

Foto: http://www.showbiz411.com/wp-content/uploads/2012/01/red.jpg

De Alexandre Valério Ferreira

  As cores são um presente maravilhoso para a visão. A diversidade de tons e texturas alegram nossos olhos. Existem algumas dessas tonalidades que agradam mais alguns do que as outras. Todos temos alguma preferência, conscientes dela ou não. Qual é a sua?
  De todas as cores, o vermelho tem um quê de especial. Ele tem um charme único. É muitas vezes associado ao amor romântico. Em geral, os corações são avermelhados. As rosas são vermelhas. O amor é, portanto, vermelho.
  O vermelho está associado a outros sentimentos fortes também. Ele muitas vezes representa a ira, a guerra, a luta. Por ser a cor típica do sangue, talvez tenha recebido naturalmente essa ligação. Alguns ficam em com a face em todos de vermelho quando estão com muita raiva. 
  Por tudo isso, talvez ele esteja presente em tantas bandeiras de nações e partidos políticos. Lembre-se também que devido sua relação com a luta, ele é muito utilizado por grupos comunistas, entre tantos outros.
  O vermelho é uma cor viva. Ele não é chamativo demais, como o amarelo ou o laranja. Estes são cores mais difíceis de lidar. As vezes, não sabem os seus limites e são muito exibidas. O vermelho tem sua força, mas não exagera. Ele não perde a elegância. 
  Ele também não é um cor morta ou fraca. O rosa é um vermelho com porcentagens de branco. É ameno, um tom meigo, carinhoso. Ele também não é um tom escuro, como o roxo ou o violeta. 
  Vermelho está ligado à fome. Ele ativa a vontade de comer. Não é para menos, portanto, que seja tão utilizado por grandes corporações de fast-food no mundo inteiro. Além disso, redes de supermercados costumam usar essa cor em suas logomarcas.
  O vermelho, como se pode observar, é uma cor única. Ela é o meio termo. Talvez seja a "pessoa" virtuosa, citada pelo filósofo Aristóteles. É o equilíbrio. Não vai para extremos. Talvez essa seja a grande beleza dessa cor.


Comentários

Veja também