Sem Assunto

Foto: http://lavarcabecas.blogspot.com.br/2013/05/balao-de-conversa.html
  Talvez não tenha nada mais constrangedor do que não ter assunto com alguém. Seja entre parentes, conhecidos ou até entre desconhecidos, passar por tal situação pode ser uma amedrontador. A vontade é de fugir o quanto antes.
  Por diversas razões nós ficamos sem assunto com outro alguém. Pode ser que não seja um dia bom para nós. Quando estamos estressados, parece que nada nos agrada. Ou pode ser que seja a outra pessoa que esteja assim. Esses casos são compreensíveis e talvez não seja tão embaraçoso. 
  Talvez o caso mais recorrente de falta de assunto seja entre parentes. Você está numa sala com familiares que nunca viu antes. Ou talvez os veja demais. Quem sabe tenham apresentado um estranho e deixou ele conosco, sozinhos. 
 Nós sentimos que precisamos quebrar o gelo, que deveríamos conversar sobre alguma coisa, mas não dá. Falta assunto. Simplesmente não sabemos o que dizer além do "bom dia", "qual seu nome?", "onde você mora?", "como vai?", "prazer em conhecer" ... esse repertório clássico. Quem sabe o segredo não seja dar um bom intervalo entre cada pergunta e assim não deixar o papo no vácuo?
  Mas o pior mesmo são os olhares. Terríveis pupilas perdidas que analisam tudo ao redor, menos o rosto da outra pessoa. Porém, por mais que evitemos, uma hora eles se cruzam e ai vem o terror. Sentimos pânico. 
  E, o mais rápido possível, desviamos o olhar para o chão ou qualquer outra coisa que não seja aquele parente na nossa frente. Geralmente, uma revista ou um livro é o refúgio para  o embaraçado. Sempre ande com algo para ler!
  E nas redes sociais? É muito mais fácil fugir. Porém, há ocasiões que precisamos criar uma conversa. E afirmo logo: não há nada que iniba mais a conversa do que dizer "estou sem assunto". Mata todo o diálogo. Ou dizer: "conversa algo ai". Trágico. Eu sempre falo de comida quando não tem sobre o que conversar. Costuma servir.
  Existem ocasiões em que as duas pessoas querem conversar. Sentem que deveriam estar tendo um papo interessante. Porém, parece que algo impede. Seria medo de falar algo desagradável? Ou, talvez seja o simples fato de não terem nada em comum. Nada pior do que ser educado por obrigação e tentar fingir que não é assim. 
  E como se a tortura não fosse suficiente, o tempo insiste em não fazer hora. Sádico! Os segundos parecem horas. Para melhorar, sempre aparece alguém para comentar algo sem sentido, talvez contar um mico que passamos ou algo do passado que trancamos com sete chaves.
  Com o tempo aprendi a lidar com a maioria dos casos. Geralmente, um livro ajuda. Afinal, se não tivemos sobre o que falar, podemos comentar sobre o que estamos lendo. Ou, se não querem conversar, ficamos lendo nossas folhas ponto final. Não somos obrigados a conversar todo momento.
  Sempre haverá circunstâncias que teremos que ser obrigados a criar uma conversa. Felizmente, algumas vezes isso acaba tendo bons resultados. O gelo se torna em calor e diversão. Se não, pelo menos deixamos uma porta aberta, pelo menos fomos educados. E aí? Vamos conversar sobre o quê agora?


Alexandre Valério Ferreira



Comentários

  1. ATÉ MESMO QUEM FALA MUITO, UM DIA FICA SEM ASSUNTO KK.. LEGAL ALEXANDRE GOSTEI DO TEXTO.. MUITO BOM

    ResponderExcluir
  2. Acho que meu celular vira a coisa mais interessante do mundo quando estou em uma situaçao assim...rsrs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bendito celular! Pior é que a gente fica mexendo, fingindo q ta mandando mensagem ou msmo jogando algo p evitar esses momentos chatos. Por ouro lado, com a ascensão das redes sociais, as pessoas estão ficando cada vez mais sem assunto ou vontade de conversar... =/

      Excluir

Postar um comentário

Gostaram? Aproveite e comente o que achou do texto. Compartilhe sua opinião.

Veja também