Analógico ou digital?
Câmeras analógicas são aquelas cuja imagem é capturada por uma lente e a luz sensibiliza um filme fotográfico. Este é levado para um local apropriado, onde, por meio de um processo químico, é convertido em uma fotografia. O processo é um tanto complicado e requer muitos cuidados com a película, pois o calor e a luz pode alterar ou até mesmo "queimar" a imagem gravada.
As câmeras digitais utilizam dispositivos eletrônicos para gerar a imagem fotográfica. Elas também utilizam lentes. Porém, a luz captada sensibiliza um conjunto de sensores eletrônicos, gerando a imagem a ser gravada. As vantagens delas são grandes: podemos facilmente apagar imagens, não há risco de queimar o filme e a fotografia não precisa ser "revelada", mas sim impressa.
As máquinas analógica foram populares, mas não tanto quanto as digitais. Estas conseguiram atingir um público muito maior (incluindo muitos que nunca tiveram acesso a uma câmera antes). Assim, fotografar se tornou uma prática tão corriqueira como telefonar. Não é para menos. Afinal, a maioria dos celulares e os outros eletrônicos possuem dispositivos fotográficos.
Tal fenômeno trouxe alguns efeitos positivos. Um deles foi o aumento dos flagrantes - muitos estão no lugar certo, na hora certa, com sua câmera. Assim, situações atípicas e bizarras deixaram de virar lendas e boatos para se tornarem a imagem do dia. Estamos rodeados de câmeras: de segurança, nos celulares, tablets, iPhones e outros aparelhos comuns do dia a dia moderno.
Porém, a popularização das câmeras digitais revelou alguns problemas sociais. Tornou-se comum as pessoas terem como prioridade fotografar um determinado fenômeno, lugar ou evento. Esquecem da alegria do momento, da companhia dos amigos ou até mesmo de salvar a vida da pessoa. Imagem! Imagem! Imagem! No mundo contemporâneo, a imagem atingiu uma importância sem igual.
Fazemos o login em nossas redes sociais e o que encontramos? Pessoas exibindo fotos editadas, de lugares, de eventos e até mesmo daquilo que estão comendo! Não basta ter a companhia de amigos. Você precisa exibir isso para todos. Parece uma disputa, uma guerra, de quem tem as fotografias mais curtidas. Esquecemos da beleza do momento, esquecemos de aproveitar a vista de um belo local, esquecemos de comer de verdade. Lembramos apenas de mostrar isso para os outros.
Antigamente, como era difícil revelar as fotos e os filmes eram caros, as pessoas tiravam poucas fotos. Elas tinham valor especial. Agora, esse valor se perdeu. Claro, não é por todo mal. Porém, mas se tornou crescente as benditas "fotos para o Facebook", "foto para o Instagram", etc. Tire foto porque gosta de tirar foto! Guarde momentos, revele alegrias. Sua vida é um filme sem REPLAY ou PAUSE, então, aproveite cada instante!
Alexandre Valério Ferreira
Comentários
Postar um comentário
Gostaram? Aproveite e comente o que achou do texto. Compartilhe sua opinião.