Protocolo

Imagem: http://www.rafaeldaluz.com/wp-content/uploads/2016/07/lista-de-sucesso.jpg

PRIMEIRO, você cumprimenta a pessoa. Dependendo da distância, dê um aceno discreto com as mãos ou mova a cabeça para indicar que a viu e que não está fingindo que ela não existe. O contato visual é essencial para dar prosseguimento ao convívio social.
   Se ela já estiver perto, dê um aperto de mãos, um beijo no rosto ou um abraço. O formato dependerá da média ponderada dos seguintes fatores: grau de intimidade, taxa de interações, nível de amizade dos observadores, grau de distração da pessoa e, não menos importante, o tipo de roupa que ela está utilizando.
   Escolhido a forma de cumprimento, prossiga com o "oi! tudo bem?". Ele deve ser dito de forma tal que indique o seu interesse por aquele vínculo social e, ao mesmo tempo, não crie uma brecha para a pessoa dizer outra coisa que não "Tudo bem. E você?". Evidentemente, a sua resposta deve ser a mesma (sem o "e você?", pois geraria um looping infinito). E deve ser acompanhada de um sorriso ou expressão contente no rosto.
   Não pode acontecer momentos de vácuo em hipótese alguma. Eles podem desconstruir toda a encenação. Lembre-se: o show tem de continuar. Após essa etapa, você deve perguntar: e as novidades?. Outra opção é a seguinte expressão: quanto tempo! Pode ser bem prático utilizar a pergunta: como vai a família? Esta é matadora, pois raramente a pessoa estará disposta a falar sobre as desavenças familiares ou o fim do seu casamento. Então, simplesmente dirá: estão todos bem.
    Caso a pessoa queira criar assunto, use respostas breves e evasivas. O celular é a melhor ferramenta de destruição de conversas. Use-o sem moderação. Olhe para o dispositivo e finja que está lendo algo ou resolvendo algum assunto importante, mesmo que no fundo apenas esteja passando os ícones do celular de lá para cá. Fazer isso não é tão mal visto socialmente como no passado, já que muitos o fazem. Seguindo esses passos, você se sairá bem. 
   Para finalizar, utilize algum dispositivo de fuga, como o relógio, o celular ou mesmo sua mala ou bolsa. Diga um "opa!" para suavizar a mudança brusca de assunto. A fim de não gerar a impressão de estar interessada em terminar a conversa (apesar de você estar), afirme que depois conversarão mais e colocarão os papos em dia. 
Porém, se você acha que o outro acreditará nisso, simplesmente diga que precisa ir e depois vocês se veem. Dessa forma, não criará brechas para uma conversa mais longa, mas deixará um ambiente agradável para um eventual (e não desejado) reencontro não programado.
    Para finalizar, utilize o mesmo aceno aplicado no início da conversa. Tente expressar no rosto a tristeza por sair com pressa. Não olhe para trás. Finja que está ocupada, mesmo não estando. Utilize o celular para isso. Seguindo esse protocolo, você poderá manter laços sociais com pessoas que você não quer ver, mas que deseja fingir o oposto.



De Alexandre Valério Ferreira

Comentários

Veja também