Em pratos limpos



ELES não se falavam. Muito menos se olhavam. Havia uma divisória invisível, sem brechas, entre os dois. Um clima inexplicável que tornava o ambiente desagradável. Não gerava nojo, mas constrangia quem perto deles estava.
   Difícil explicar como tudo começou. Mais difícil ainda era saber como terminaria. O silêncio é considerado a língua dos sábios. O tempo é um santo remédio e cura qualquer atrito, dizem.
   Mas nem sempre é assim. Da mesma forma que uma doença não tratada pode se tornar um problema ainda maior, quando não cuidada, tende a ganhar força. Em outras palavras, a ferida emocional cria raízes e torna-se mas difícil de ser arrancado. Ela se cristaliza no coração dos machucados.
   Deixar tudo em pratos limpos não é uma tarefa fácil, mas resolve muitos desentendimentos. O ponto mais complicado é o querer realmente resolver a situação. Não basta um "me desculpa" se vem seguido de um "mas parte da culpa foi sua, porque...". 
   É preciso controlar o orgulho infantil. Sim, essa praga que nos persegue a vida inteira e nos priva de grandes oportunidades. Quantas amizades, relacionamentos e histórias não se perderam por conta de uma birra? Impossível de ser contado.
   Dói resolver atritos? Ora se dói. Porém, não vale muito mais a pena preservar uma amizade? Ainda mais quando o motivo do atrito tem uma força insignificante se comparado com o fogo do orgulho infantil? Sim, tenha responsabilidade e vá limpar os pratos!


De Alexandre Valério Ferreira







Comentários

Veja também