Saudades

Foto: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg9GpKqVWvrbgVq2pHQDotc3zIFf7pS-JbmEJgoFudBeox2sKlx3kHiwALRVS3BxuVM3t9MLdZ40FeIA1r6l12zjQ_N1DyCzhEMnbh2Tj5wqdKqrAMIfJQ84FTmDXl9qmaS_uxxYCwnfCos/s400/solidao41.jpg
De Alexandre Valério Ferreira


  Acordei cheio de pensamentos. Eles abarrotavam minha mente de vazios. Faltava algo. Faltava alguém. Uma lembrança... Ela era a culpada. Por que insistia em retornar ao consciente?
  Lembranças. Algumas são boas. Outras, não. Todas, entretanto, são marcas fortes deixadas no cérebro feitas pelo tempo e pela vida. Momentos que passamos, alegrias, tristezas, passeios, viagens, fotografias, sorrisos, discussões. Todas as fortes emoções deixavam um registro. 
  Não queriam ser esquecidas. As vezes, tem coisas que queremos esquecer. Depois, não. Eu me sinto como naquele filme  - "Brilho eterno de uma mente sem lembranças". Queria esquecer, porém, eu queria não desejar isso. No fundo, queria lembrar ainda mais.
  Saudade é um sentimento estranho. Na verdade, é uma luta contra a mudança. Queremos que as coisas sejam como eram antes. Queremos aqueles amigos que se afastaram de volta ao nosso convívio. Queremos nossos pais aqui de novo. Queremos aqueles momentos de novo.
  A saudade é dual. Quero que as coisas mudem, ao mesmo tempo que desejo a permanência delas. Será a inércia de minha mente? Esse desejo involuntário de deixar as coisas como estão, de não desejar a mudança? Não sei.
  Só sei que sinto falta de algumas pessoas. Sinto falta do que elas representavam em minha vida. Mas, querer não é poder. O mundo permanece girando a 17.000 km/h e o relógio continua "tictaqueando" seus ponteiros, independentemente de eu aceitar ou não.
  O que me resta então? Chorar pelo que era e não é mais? Desistir dos que estão distantes? Só esquecer para não sentir dor? Não! O que é necessário é a compreensão de que tudo muda. A vida é mudança. As pessoas mudam. O que pode permanecer é a significância que elas tem.
  Um amigo pode mudar. Eu posso mudar. Na verdade, devemos estar mudando. Mas, não tudo. Melhorando, avançando, seriam os termos apropriados. Devo continuar girando. Mas, mesmo que ele mude algumas coisas, uma amizade não perde a significância por isso. Na verdade, ela se fortalece com as mudanças.
  Bem, talvez a saudade não seja um sentimento tão ruim. A nostalgia não significa uma desistência do futuro. Pelo contrário, indica que o passado teve um grande papel no meu presente, tanto que não consigo esquecê-lo.
  Vou, portanto, ver as fotos antigas. Relembrar é viver. Vou chamar os velhos amigos. Velhos não, experientes. Amizades maduras não envelhecem, elas criam raízes cada vez mais fortes. São tão fortes que nos trazem saudades.... Talvez, a saudade não seja algo tão ruim assim...




Comentários

  1. "Depois do dia vem noite,
    Depois da noite vem dia
    E depois de ter saudades
    Vêm as saudades que havia." (F.P)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Gostaram? Aproveite e comente o que achou do texto. Compartilhe sua opinião.

Veja também