O vírus de computador

Vírus de computador. Foto: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjJZhftl0xIfdV-KhoLMDgeL6e-m1v2Hsg0apae2669ZGDoCpK3B0vMYK3I867sfvO3Ym7DoF7zUoAhZ2m8Eow6H-BNgLpYVMR5NzanY04WVOnj-DH9PwHCiq3GNOWI4qagtgbs03P5jk9w/s1600/size_590_virus-de-computador.jpg
  Costumamos ouvir muito falar de vírus de computador. Diariamente, corremos o risco de ser afetados por centenas deles, se não tivermos um bom antivírus. Este aplicativo protege o computador contra a maioria desses programas invasores, que visam danificar nossos computadores, dificultar nossas vidas ou roubar informações importantes.
  De certa forma, algumas pessoas tem sido acometidas por um mal que se parece muito com esses inimigos virtuais. Esta doença é a depressão. Observando o comportamento daqueles que sofrem deste grande problema e o que pensam, é possível verificar uma grande similaridade com a forma de agir da maioria dos vírus de computador. É o que veremos agora.
  Existem vírus cuja finalidade é tornar o computador mais lento. Ele faz isso por rodar diversas funções inúteis  Assim, enquanto estamos utilizando apenas um aplicativo. Na verdade, sem sabermos, estão rodando diversos programas inúteis em paralelo. Assim, a memória RAM fica sobrecarregada. Dessa forma, temos a impressão que o computador está mais lento ou não está funcionando corretamente. Talvez achemos que ele não presta, que está vencido ou que não tem mais solução.
  As pessoas acometidas de depressão parecem sofrer de forma similar. Elas ficam sobrecarregadas de ideias negativas. Amplificam qualquer problema, por mais simples que seja, isto é, aquilo que, para alguém em condições normais seria uma situação simples, a pessoa com depressão parece sentir que existem centenas, milhares de fatores que complicam. E isso desanima. 
  Quando a pessoa se sente desanimada, fica indisposta, sem forças, como se tivesse com a mente sobrecarregada, extremamente ocupada com ideias difíceis de serem tiradas. Uma verdadeira tortura. E, como no computador, parece não haver solução e a impressão que os de fora tem é que a pessoa é desligada, despreocupada ou que exagera nos problemas. 
  E, similarmente aos vírus de computador, as pessoas leigas costumam não compreender esta situação. Não entendem que depressão é uma doença. Não entendem que alguém com depressão não tem aquelas ideias negativas porque quer. Na verdade, por mais que lute contra, elas ainda tão lá. é como se o vírus na mente a pessoa fizesse hora do usuário do cérebro, por assim dizer. Assim, não julgue as pessoas de forma precipitada. Não sabemos os outros estão passando. 
  Conheço pessoas que diziam que a pessoa deprimida ficava "exagerando em qualquer problema, que parecia que não queria melhorar". Fiquei abismado, pois parece que muitos não entendem que pessoas assim não agem dessa forma porque querem. É uma doença! Temos que entender isso para saber ajudar nossos amigos que passam por isso. E essa doença pode ser tratada. Alguns até se curam. E outros aprendem a lidar com ela.



Alexandre Valério Ferreira






Comentários

Veja também