A feira de livros

Feira de livros. Foto: autor.

Uma feira é um evento interessante. Reuni diversos vendedores de um mesmo tipo de produto. Existem diversos tipos de feiras: de móveis, de imóveis, de inovações tecnológicas, carros, moda, etc. São bem conhecidas as feiras populares, onde se vende de tudo, sendo a grande maioria dos produtos frutas e verduras. Algumas costumam conter centenas ou milhares de vendedores. Algumas cidades constroem locais próprios para isso.
  Não sou dos melhores em pechinchar. Nas feiras livres, portanto, não me dou tão bem. Existe, entretanto, uma feira que me atrai muito: feira de livros. Em algumas cidades, existem tais eventos. Costumam ser montados diversos pontos de venda de livros, com representantes de diversas editoras. As promoções são tentadoras, principalmente nos primeiros dias de tais eventos. Não perco tempo; vou logo comprar minhas obras favoritas.
  Essa feira é bem diferente das outras, pois, consiste não apenas na venda de um produto. O livro não é apenas um produto qualquer. Ele é mais que isso. Um carro, por exemplo, é bem útil. Ele realiza a função para o qual foi produzido: deslocar seu usuário de forma eficiente, segura e econômica  Quando fica velho, vendemos ele e trocamos por um mais novo.
  Mas, um livro é algo diferente. Você o compra e obtém conhecimento, informação, ciência. Com isso, você pode crescer de diversas formas, tanto social como financeira. Assim, podemos dizer que ao investir na compra de um livro, você está investindo capital. De alguma forma, você terá um retorno pessoal. Além disso, mesmo que ele fique velho, não se perde seu valor. Mesmo que desapareça, sua mensagem não deixará de existir, caso continue sendo impresso novas edições. Sim, seu bem é imaterial. 


Alexandre Valério Ferreira



Comentários

Veja também