O fim e o Começo
Terra. Foto: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/9/97/The_Earth_seen_from_Apollo_17.jpg |
De Alexandre Valério Ferreira
Onde fica o fim do mundo? Em alguma cidade afastada do interior? Uma ilha isolada? Um deserto inabitado? Um bairro esquecido? Quantas vezes nós chamamos alguns desses lugares com esse termo: fim do mundo?
O fim do mundo é o último lugar onde queríamos ir? Nem sempre. Muitos são amantes de viagens a belas ilhas isoladas. Outros, passam anos pesquisando em regiões desabitadas, com florestas e cavernas.
Então, onde podemos encontrar o fim do mundo? A resposta é simples. Ele não existe. A Terra é redonda. Um esferoide oblato. Isso quer dizer que ela é praticamente uma esfera, mas um pouco achatada nos polos. Apenas isso.
Considerando essa esfera, não podemos definir algum ponto como fim e muito menos como um começo. Não existem esses termos no conceito de esfera. Ainda assim, aprendemos muitas histórias fantasiosas. Por exemplo, que os países ricos estão em cima, no norte, e que os pobres estão embaixo, no sul. Porém, a definição de qual polo é o norte e qual é o sul é arbitrária, ou seja, poderia ser o oposto, se tivessem definido assim. "A rosa só é rosa porque assim ela é chamada".
Então, não existe centro do mundo. Excluímos, claro, o centro físico do planeta, que fica no interior do mesmo. Na superfície, entretanto, não existe ponto central. Não existe essa distinção. As desigualdades foram criadas pelo processo histórico e não natural.
O fim do mundo apenas existias nas lendas de que a Terra era plana. Se os marinheiros fossem muito longe, poderiam cair nessa cascata infinita. Mas, as coisas não são assim, felizmente. Todo ponto na Terra pode ser o centro, dependendo de como referenciamos.
Comentários
Postar um comentário
Gostaram? Aproveite e comente o que achou do texto. Compartilhe sua opinião.