O mito da "sinceridade"

Foto: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEggf_D0T5X9lyOgXCoE79iNQy_L_5hZ84sd36tA7x559AO06otAVOKK55I6Rw4z0Iy5u5bPrIJUuqdflOBubbytHaP7mXI7oZGP8DHt7ONHwpcL6njPGlZlaKVEHq3vOYzZ-5FdcBS-jW6v/s1600/nas+sombras.jpg

De Alexandre Valério Ferreira

  "Prefiro ser sincero do que ser falso". Quem nunca ouviu uma expressão parecida? Talvez, ela tenha vindo logo depois de uma série de palavras dolorosas. Aquele que as disse se justifica por uma qualidade que afirma ter: sinceridade". E ai, José?
  Bem, não se pode negar que a sinceridade seja uma ótima qualidade. Ela significa basicamente dizer aquilo que se pensa, ser franco, falar a verdade, mesmo que isso possa resultar em prejuízo para si mesmo. Antes a verdade do que a mentira, certo? Talvez.
  Como assim? Quando alguém diz que está sendo sincero e falando a verdade, mesmo que doa, o que ela quer dizer no fundo? Ela está afirmando que a forma dela pensar é a correta, que a visão dela é mais ampla e aprofundada do que a sua. E com base nessa dita superioridade, ela tem o direito de falar tudo aquilo que pensa. Além disso, ela considera que por estar agindo de forma tão nobre, você deveria ter a obrigação de aceitar ou, no mínimo, não ficar irritado com o que ela disse.
  Isso é uma boa qualidade? Seria realmente o que a sinceridade representa? Não exatamente. A pessoa sincera, verdadeira, diz o que pensa, é verdade. Mas ela não diz TUDO O QUE PENSA. Na verdade, é necessário que a sinceridade venha acompanhada de humildade.
  Não somos melhores do que ninguém. Talvez aquilo que enxerguemos esteja errado. Talvez não. Como então ser sincero sem ofender os outros? A técnica é bem simples: seja realmente sincero.
  Não diga algo como se fosse uma verdade incontestável, como se você fosse o dono de todo o saber. Simplesmente fale: "eu acho que", "eu penso que", "o meu juízo de valor é o seguinte", "eu enxergo da seguinte forma".
  Nem tudo que pensamos precisa ser dito. Vai que mudamos de opinião? E ai? O que vai acontecer como que já foi dito? Não podemos voltar no tempo. Como disse Freud, somos donos do que pensamos e escravos do que dizemos.
  Assim, tenha cuidado com o que você diz. Meça suas palavras. Seja sincero, é claro, mas tenha bom senso. Respeite o próximo. Seja verdadeiro, mas não orgulhoso. Todos serão beneficiados se você agir assim.



 

Comentários

Veja também