Vai dar tudo certo

Foto: http://micheleteconta.com/wp-content/uploads/2012/04/432067_2419790714551_1844911244_1448268_474272099_n_large1.jpg

De Alexandre Valério Ferreira

    Se tem uma expressão que eu não suporto é esta:
"Vai dar tudo certo"
  Eu sei o que alguns vão dizer. Talvez me achem muito pessimista ou crítico. Mas, acredite, não sou assim. Na verdade, sou o que o escritor Ariano Suassuna se intitulava: "realista esperançoso". Temos que aceitar a realidade. Porém, sem perder a esperança de que possamos melhorar com o tempo.
  Entretanto, o que gostaria de ressaltar, ou melhor, questionar, é essa bendita expressão acima. Tenho certeza que você já a ouviu alguma vez. Talvez tenha sido depois de expor seus problemas pessoais para alguém. É bem capaz também que você desejasse profundamente que a pessoa que te escutava dissesse alguma palavra encorajadora, uma ajuda prática, não é verdade?
  Infelizmente, não foi isso que aconteceu. A pessoa simplesmente disse: "Vai dar tudo certo". Você está deprimido? "Vai dar tudo certo", Você perdeu um ente querido? "Vai dar tudo certo".
  Você terminou um namoro? "Vai dar tudo certo". Você foi traído? "Vai dar tudo certo". Você foi roubado? "Vai dar tudo certo". Você precisa de um conselho para decidir seu futuro? "Vai dar tudo certo".
  Odeio essa expressão. Ela é vaga. Não significa quase nada. Carece de apoio, é sem fundamento. Não transmite nenhum informação concreta e realmente útil. A impressão que ela dá é de que as coisas automaticamente irão melhorar. Sendo que isso não é verdade. As coisas não funcionam exatamente assim. É apenas um clichê usado por aqueles que não sabem o que dizer, mas querem ajudar de alguma forma. 
  Receio dizer, mas não ajuda. Pelo contrário, as vezes, pode irritar. Afinal, para que eu quero um amigo que só diz "Vai dar tudo certo" quando preciso de apoio? Qualquer um diz isso. E "qualquer um" não é nosso amigo.
  Se você quer ajudar, mas não sabe o que dizer, tem solução. A primeira delas é: NÃO DIGA Vai dar tudo certo. A segunda é: escute bem. A terceira: ajudar nem sempre envolve falar muito. Aliás, tem momentos que tudo que precisamos é um pouco de carinho, como um abraço ou uma xícara de chá.
  Acredite, coisas simples, mas práticas, podem ser bem mais eficazes. Se você não sabe aconselhar, admita isso para seu amigo. Peça tempo para analisar o assunto. Madureza e inteligencia não é responder de primeira. Pelo contrário, a pessoa madura gasta um certo tempo para medir as palavras que irá utilizar.
  Muitas vezes, tudo que precisamos é de alguém que nos entenda e que se importe com nossos sentimentos. Então, não vá na onda do "Vai dar tudo certo". Ajude de formas específicas. Não seja clichê!



Comentários

  1. Gostei do texto. Eu normalmente também uso a frase acima. Mas não nesse contexto. Se eu vejo uma pessoa se esforçando para conseguir algo,vejo que está indo bem eu apenas continuo a encorajar...mas realmente,se as coisas estão indo mal,se a pessoa está triste ou encrencada,dizer que vai dar certo não adianta...existem melhores formas de ajudar!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Gostaram? Aproveite e comente o que achou do texto. Compartilhe sua opinião.

Veja também