O prazer na desgraça do próximo

Foto: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiMRbH10L8AQnnZIG31i9d2y3XBTTL2gy8AwoYPf4BLPaqNsNq1Z0GWl77wYzA8NPFyj4Bw85x1Y_31ph0zj2lambKgvzoVAlmS-dESxLHeEqU9wGyAk3bMxlPhfdbGCUkHSZdR7tevQ10/s400/egoismo.jpg

De Alexandre Valério Ferreira


  Era egoísmo. Eu sabia disso. Entretanto, parecia inevitável. Eu até que me sentia culpado, mas com o tempo a gente vai se acostumando. A gente se acostuma com tudo, até com o que está errado. Sei que não era certo eu pensar dessa forma. Precisava me corrigir.
  A prova de ontem fora especialmente difícil. Sempre era. O professor de Estatística não pegava leve. Eu tinha medo medo de ser reprovado. A maioria de nós tinha. Mas, um dos nossos colegas era excelente. Ele passou com notas máximas em Cálculo I. Eu passei "arrastando". Não sei o que ele tinha, mas era bom.
  Porém, a prova de hoje fora especialmente ridícula. Era para reprovar, não havia dúvidas! Fui massacrado. Eu me senti dilacerado após 2 horas de pura tortura mental. E agora? Será que vou reprovar? Será que sou burro? Precisava saber o que os outros acharam do teste.
  Admito que me senti feliz. A maioria estava com a cara tão depressiva quanto eu. Eram reclamações para lá. Críticas ao professor, ao ensino, à Universidade, ao País. Mas, quando o melhor aluno da sala finalmente terminou, todos o olharam curiosos. 
  O que esperávamos? Que ele tirasse uma excelente nota. O que desejávamos? Que ele tivesse se dado mal no teste. Por quê? Não é que não gostássemos dele. Pelo contrário, ele é um cara super bacana e humilde. Coisa rara hoje em dia. Mas, é que... você sabe... se ele foi mal, a pressão e culpa sobre nós diminuiria.
  Como assim? Bem, se o melhor aluno não gostou da prova porque achou difícil, quanto mais a gente, que somos alunos regulares? Se somente eu tivesse achado a prova difícil, a pressão e sensação de incapacidade mental seria bem maior. Não, não sou egoísta. Não sou invejoso. Eu acho que não, né?


Comentários

  1. Bem a minha cara! Mas acho que eu era o aluno que todos esperavam que tirasse nota ruim...quando eu ia entregar a prova, todo mundo de olho...mas esse texto me ajudou a entender o que eles pensavam!kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. A gente se baseia muito pelo que os outros fazem. Acontece.

      Excluir

Postar um comentário

Gostaram? Aproveite e comente o que achou do texto. Compartilhe sua opinião.

Veja também