Labirinto de Espelhos

Labirinto de espelhos. Foto: http://penseforadacaixa.com/wp-content/uploads/2013/05/ESPELHO-940x705.jpg
  Entrei nele sem saber. Da mesma forma que não sabia como cheguei ali, tão pouco eu sabia como sair de lá. Simplesmente aconteceu. Eu simplesmente via uma pessoa na minha frente. Ela era estranha. Era alta e magra. Era eu, eu sei, porém não era eu.
  Andei um pouco mais. Pareciam todos iguais, mas eram todos diferentes. Em cada espelho, um rosto. Alguns eu facilmente reconhecia, outros, eu demorava a entender quem ele estava refletindo. Seria eu mesmo?
  Alguns espelhos me faziam sorrir. Eu até parecia bonito ou alto. Eu não sou alto, muito menos bonito. Então...aquilo me animava. Mas, nem todos eram assim. Alguns refletiam o pior de mim. Malditos quilinhos a mais no abdômen. Eu precisava malhar. 
  "Que rosto bonito, limpo". Era o que me "dizia" um dos espelhos. "Que espinhas horríveis!" Criticava outro do meu lado. Como eu era horrendo! Chorei. Quantas ilusões. Quantas desilusões. Perdia quilos, ganhava quilos. Ficava bonito, ficava feio. Em cada espelho, um "eu" diferente.
  Quanto mais eu andava pelo labirinto de espelhos, mais confuso eu ficava. Quem seria eu? Alguns me chamavam de monstro. Já outros me consideravam atraente. O que eu sou? Sou alguém? Não sou nada?! Sou bonito? Sou feio? Quem estava certo? Estas perguntas me atormentavam. 
  De repente, eu consegui sair do labirinto! Estava livre! Enfim, no mundo real. Bem, foi o que pensei, só não acertei. Quando voltei à rotina, eu tive uma sensação estranha. Eu me sentia no labirinto de espelhos novamente. Parecia que me reflexo era único para cada pessoa. Alguns me elogiavam, outros me achavam feio. Outra crise de identidade. Outro labirinto de dúvidas. Outro labirinto de incertezas. O que faria agora?


Alexandre Valério Ferreira



Comentários

Veja também