Teoria das Conversas em Paralelo

Foto: http://cronicasdaalma.files.wordpress.com/2012/03/conversar.jpg
   Você certamente já passou por isso: alguém mal fala com você, mas quando entra na internet e conversa com ela por meio de um bate-papo, a pessoa é bem extrovertida e te dá grande atenção. Vivemos na era da informática. Mais e mais pessoas estão participando de redes socais, fóruns e blogs. Costumamos passar muito tempo nos comunicando por meio de celulares e sites de relacionamento.
   Nessa realidade, muitos já se decepcionaram bastante com as outras pessoas. Porque? Bem, algumas amizades foram desfeitas ou não evoluíram porque existe um comportamento distinto das pessoas quando elas estão conectadas ou desconectas das redes socais. Como assim? É comum as pessoas serem mais amigáveis, extrovertidas, sociáveis e populares na internet do que na vida real. Qual a razão disso?
   Um dos fatores é que na internet podemos conversar com diversas pessoas em paralelo, ou seja, ao mesmo tempo. De certa forma, é possível dar "atenção" a vários amigos ao mesmo tempo. Isso não é em si errado. Afinal, quando conversamos olho no olho, não dá para dar atenção a mais de uma pessoa ao mesmo tempo. Tem que ser um por vez. Se tentarmos ouvir diversas pessoas ao mesmo tempo, é bem capaz que não entendamos nada. 
   Ai é o ponto. Quando estamos na internet, podemos, de certa forma, dar atenção a diversas pessoas ao mesmo tempo. Afinal, não estamos olhando cara a cara, então não tem essa limitação "física". Nem mesmo nos confundimos quando várias conversas distintas ocorrem ao mesmo tempo, pois não utilizamos os ouvidos na comunicação virtual. 
   Além do mais, nós sentimos induzidos a conversar com várias pessoas. Afinal, algumas demoram a responder. Não é como numa conversa real, onde estamos observando a outra pessoa e podemos identificar quando responderá e porque demorou em falar. 
    Além disso, é possível identificar a sinceridade da pessoa. quando observamos a forma do olhar da pessoa, se está nos dando atenção ou não, se está bem ou não, se está sorrindo com sinceridade ou por obrigação. Nas conversas virtuais, isso não existe. Apenas o que observamos é o que o contato está digitando e o tempo de resposta. Claro, dá para saber algumas coisas e é até possível saber com certa margem de acerto, se a pessoa está prestando atenção ou não a nossa conversa.
    Porém, no mundo virtual, é muito fácil sermos o que nós não somos. Por exemplo, estamos online e alguém que não gostamos começa a conversar conosco. Pode ser que, por obrigação, sejamos especialmente gentis e atentos ao que o outro fala. Talvez até digitemos que rimos das brincadeiras do outro indivíduo. 
     Porém, a realidade é que estamos pouco preocupados com o resultado da conversa. Entretanto, a pessoa que está do outro lado da tela do computador pode ter uma impressão bem diferente. Talvez até imagine que seja um dos nossos melhores amigos ou que gostemos dela.
  Não é para menos, portanto, que costumemos nos decepcionar com alguns ao conversamos com eles pessoalmente. A comunicação virtual é uma excelente ferramenta. É prática e eficiente. Porém, muitas pessoas se transformam quando estão na internet. 
   Alguns, normalmente calados, se tornam extrovertidos e brincalhões no mundo virtual. Assim, é sempre importante ter cuidado e estar sempre com um pé atrás, pois é bem capaz de nos decepcionarmos com algumas pessoas durante essa nova vida digital.



Alexandre Valério Ferreira


Comentários

Veja também