Mal humorado

Mal humorado. Foto: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgq3qUi0twMdoOOMQ32YbwAmtiIy_cAWGHyHtcRzFNDy48c_GUCL-MC_OGM60NNrQ0voeFS3lfg0ImIb_5vXBmwOQfd1-CkLpU4fMf4U_-Jl2T-S2YGYZbnQEMtZn5EDinnv5wXkIxv-Vc/s1600/1356024_27895927.jpg
   Ele tinha um conceito estranho das coisas. Eu não gostava, mas, geralmente, eu não conseguia rebater suas ideias. Até que tinham lógica, por mais desanimadoras que fossem. Na verdade, chegava a ser engraçado, exótico, estranho. Não sei bem se foi trauma de infância ou sua mente que era perturbada, mas Pedro (que aparentemente era um distante parente meu, aparentado de minha mãe, para ser mais exato) agia de uma forma muito mal humorada.
   Ele não sorria. Dizia que não valia a pena, pois, afinal, sempre algo ia nos fazer ficar triste de novo. Ainda mais se você é pobre. Ai, eu tentei contra argumentar, mas não sou bom com palavras, muito menos com raciocínios. Eu gosto de novela. Ele não. Talvez seja por isso, talvez não. Só sei que sai irritado neste dia. Mas, até que fazia sentido. Quando estou sorrindo, logo vem algum problema para me estressar.
   Pedro disse que não gostava de ficar alegre. Seu argumento era de que, logo após a alegria, vinha alguma coisa para nos desanimar, ficávamos tristes. E, pior, era uma tristeza mais profunda, dizia ele, pois você imaginou que estava tudo bem e de repente o seu chão desmoronou. Assim, alguns acabam até enlouquecendo. Então, do ponto de vista dele, melhor era ser sério e não esperar nada de bom, pois assim, sofrerá menos com os reveses da vida. Não consegui contra argumentar.
  Ele também evitava gostar ou confiar nas pessoas. Acreditava que todas iam decepcioná-lo um dia. Entao, se vão decepcionar, melhor nem esperar nada de ninguém, dizia ele. Eu já me decepcionei muito na vida (quem não?). E é uma dor realmente grande. É, quem sabe ele tem razão. Assim evitaria mais sofrimento. Menos frustrações na vida.
   Eu já estava angustiado. Parecia haver sentido em tudo que Pedro dizia. Talvez fosse realmente melhor viver com a cara fechada, de mal humor, sem exprimir um único sorriso sequer, sem esperar nada de bom de ninguém. Mas, espera! Porque ele queria evitar tudo isso? Só para não sentir dor? Tristeza? Ele ficava triste e sério para evitar a mesma coisa? Se fosse por isso, nem nasceríamos, pois seria o único erro atualmente de evitar cometer qualquer erro na vida.
   De fato, é loucura de Pedro. Posso não ser dos mais espertos. Também não tenho grande formação, mas sei que é muito bom sorrir. É muito bom ter um dia gratificante, ter amigos de confiança. Se algo der errado, pelo menos os bom momentos estarão na lembrança, fazendo manter viva uma esperança de uma nova melhora. 
   Mesmo que alguns nos decepcionem, é uma forma de aprender como lidar com as pessoas. Assim, teremos melhor atenção quando formos confiar em alguém e assim, no final, seremos mais felizes. Acho que Pedro queria ser feliz. 
   Porém, ele achou que ficar no meio do muro, ou evitar tudo, é a solução. Só que dessa forma, ele já está sendo infeliz. Aiai, até me surpreendi com tamanho raciocínio que veio de mim! Realmente, a massa cinzenta da minha cabeça é bem útil. Tenho que utilizá-la mais. Porém, só depois da novela. Boa noite!




Alexandre Valério Ferreira



Comentários

Veja também