A montanha


  Por onde andamos, é fácil ver os impactos causados pelo homem ao meio ambiente. Parece até que não existem mais áreas preservadas. Se existirem, são pequenas extensões. São insignificantes em relação ao que era antes. Fico imaginando como era lindo o território brasileiro no tempo que Pedro Álvares Cabral chegou no litoral nordestino.
  Atualmente, o contato com a natureza está ficando cada vez mais distante das metrópoles. Quanto mais próximo da vida urbano, mais alterado é o meio ambiente. Assim, muitas espécies de animais tem fugido para mais longe ou se veem obrigadas a invadir a área urbana. O refúgio para eles são as montanhas. Porque?
  As montanhas são áreas íngremes. Não são boas para plantio e nem para a pecuária. Assim, costumam se manter intactas e sem atividade humana. Dessa forma, muitas espécies de animais se refugiam nessas fortalezas naturais. Encontram proteção, água e alimento. Mesmo assim, são áreas pequenas e existem espécies nativas que são afetadas por essas migrações.
  Mas, as montanhas e serras não estão totalmente protegidas. Algumas tem sofrido com mineração ou com ecoturismo predatório. Assim, mesmo em tais locais, os animais tem que lutar para sobreviver diante da ignorância humana. Muitas espécies estão entrando em extinção. Além disso, do que adianta áreas reflorestadas, sem haver espécies de fauna para manter o ciclo de vida do bioma? É como falam: "floresta morta".


Alexandre Valério Ferreira

Comentários

Veja também