Jogo dos 7 erros

Foto: http://gmat.crackverbal.com/wp-content/uploads/2014/09/comparison.jpg

De Alexandre Valério Ferreira

  É inevitável. Vez por outra, vamos nos comparar com alguém. Talvez seja um antigo colega de escola, um parente ou o vizinho. Alguns gostam de fazer isso. Sentem-se melhores. Outros, sofrem o o oposto - ficam frustrados.
  Comparar significa basicamente colocar duas coisas numa balança e verificar as diferenças e semelhanças. É como aquele jogo infantil dos "7 erros". Porém, quando amadurecemos, percebemos que é um erro viver se comparando com outros. Na verdade, podemos destacar 7 erros comuns que são causados por essa tendência negativa. Vejamos.

1. É irrealista. A gente costuma se basear pelo que podemos enxergar e pelo que as pessoas dizem. Em ambos os casos, podemos ter uma visão deturpada da realidade. Primeiro, porque aquilo que vemos nem sempre é como as coisas realmente são. Um casal pode parecer super feliz, com muitos bens materiais, mas no fundo estão distantes um do outro. São infelizes. As aparências enganam.
  Segundo, ao se basear na opinião de outros, a realidade é duplamente desvirtuada. Vamos nos comparar com o que nosso colega disse e no que captamos do que ele disse. Talvez deixemos nossos gostos pessoais de lado e tendamos a agradar outros. 
   Exemplo: um colega de trabalho destaca que um companheiro seu de trabalho é muito mais bem-sucedido do que você. Talvez afirme que ele tem melhor qualificações ou conseguiu por "peixada" (contatos amigos na empresa). De repente, você passa a enxergar a situação como ele. Só que sucesso é algo muito relativo. O "sucesso" de um pode representar pouca coisa para você no final das contas.

2. É injusto. Comparar-se com os outros é injusto. Por quê? Porque as circunstâncias da vida são diferentes para cada pessoa. Ninguém é igual a ninguém. Não existem duas pessoas que tenham passado pelas mesmas fases da vida da mesma forma.
  Assim, quando você faz comparações com outros, pode está desconsiderando as dificuldades que você ou a pessoa comparada tiveram de enfrentar. Como diz um ditado, cada um sabe onde o sapato aperta. Portanto, ao se comparar com outros, você faz um julgamento injusto tanto com você como com a outra pessoa. 

3.  É destrutivo. Comparara-se com outros não desenvolve nada. Quando você tenta encontrar pontos em que é melhor do que outro, na verdade, você está se rebaixando. Em vez de se basear nos seus verdadeiros alvos, perde tempo caçando falhas nos outros. Isso pode levar a outro erro, que é o quarto.
  Certa vez, o famoso cientista Albert Einstein disse: "Todo mundo é um gênio. Mas, se você julgar um peixe por sua capacidade de subir em uma árvore, ela vai gastar toda a sua vida acreditando que ele é estúpido."

4. Causa inveja. Passar muito tempo se comparando com outros pode torná-lo invejoso. Inveja significa desejar algo que o outro tem ou estar no lugar daquela pessoa. Em vez de se alegrar com os bons resultados de um colega de escola, por exemplo, você talvez sinta inveja dele. Em vez de desejar o sucesso dele, você sentirá vontade de que ele sofra alguma dificuldade. Que egoísta, não acha? Gastar tempo se comparando pode resultar nisso.

5. Não o torna feliz. Não é por que alguém está em uma situação ruim em comparação com você que isso te tornará feliz. Alguns fazem comparações para se sentirem superiores ou mais bem-sucedido do que outros. Que triste ilusão. Felicidade é algo relativo para cada pessoa, o que faz alguém feliz, talvez não seja o que o torne feliz de verdade. 
  Comparar-se demais apenas te tornará mais infeliz. Você sempre terá aquela sensação de vazio, de que te falta alguma coisa. Em muitos casos, isso não é real. Em outros, pode até ser, mas são coisas que você não necessita muito. Não procure a infelicidade.

6. É temporário. Quando nos comparamos com outros, esquecemos do fator tempo. Podemos estar em dias difíceis e alguns podem nos enxergar como fracassados. Mas, lembre-se que isso pode mudar. É comum vermos pessoas riquíssimas entrarem na falência em pouco tempo. Que desperdício de tempo seria alguém ter se comparado com essa pessoa, não acha? 
  Deixe as coisas acontecerem naturalmente. O mato pode crescer mais rápido do que uma mangueira, mas nunca alcançará sua altura ou seu tempo de vida. Não perca tempo com esse tipo de comparação. A vida é mudança.

7. É desnecessário. Qual a necessidade de se comparar com os outros? Te fará mais feliz? O tornará mais bem-sucedido? Tornará o mundo melhor? Será um tempo bem aproveitado? Ajudará alguém? Evidentemente, a resposta para todas essas perguntas é a mesma: NÃO! 
  Você NÃO precisa se comparar com outros. Isso NÃO te tornará mais feliz (pelo contrário, te tornará uma pessoa sempre frustrada e sem alvos reais). NÃO torna o mundo melhor, pelo contrário, desune as pessoas com a inveja e discórdia. NÃO é um tempo bem aproveitado, pois, ao invés de gastar suas energias se desenvolvendo, perde-se por olhar o que os outros fazem ou deixam de fazer. E certamente isso NÃO ajudará ninguém. Nem você, nem sua família, nem seus amigos. NINGUÉM MESMO! Então, para quê você vai se comparar com os outros? É totalmente desnecessário. 

  Poderíamos citar diversos outros motivos para não se perder tempo comparando-se com outros. Ao invés de gastar horas com isso, faça seu melhor. Faça o bem. Não perca tempo com essa atividade inútil. Gaste tempo sendo feliz e tornando os outros felizes também. Use bem esse dom que é a vida.




Comentários

Veja também