Fogo-cruzado

Foto: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/b/b2/Sino_Japanese_war_1894.jpg
  
De Alexandre Valério Ferreira

 Constrangimento. Essa palavra define bem aqueles terríveis momentos que passei. Não era apenas pela tristeza de ver aquela discussão. Pior era estar no meio dela. A artilharia era pesada e eu ... no meio do fogo-cruzado.
   Terrível. Trágico. Frustrante. Não podia dizer nada. Tomar partido poderia resultar numa enxurrada de xingamentos e de palavras venenosas. Não queria afrontar ninguém. Mesmo que tentasse, a derrota seria inevitável.
   Do que estou falando? Bem, você já passou por isso. A mãe fala dos defeitos do seu filho na nossa frente com o objetivo de constrangê-lo. Ficamos sem jeito, pois, de um lado, as afirmações delas parecem ter fundamento, por outro, é triste ver a criança ser humilhada dessa forma em público.
  Outra situação. Você está no meio de uma discussão de casal. E o pior: eles pedem sua opinião. O suor escorre pela testa. O que fazer? O que dizer? Fugir é impossível. Só ver a briga já foi constrangedor, pois é uma sensação de estar onde não devia estar. E ainda vem a pessoa perguntar o que você acha?!
  Infelizmente, é comum as pessoas utilizarem essa tática. Expõem problemas de natureza pessoa a fim de constranger alguém. Muitas vezes, a intenção propriamente dita não é humilhar. 
  Talvez ache que uma retratação pública faça a pessoa se arrepender genuinamente. Ou talvez pense que este seja o único meio de solucionar o problema, pois não entram em acordo quando dialogam apenas os dois.
  Por favor, não façam isso! Quando temos um problema com alguém, a melhor forma de resolver é por conversar reservadamente com a pessoa. Por quê? Porque é um respeito por ela. Expor problemas e defeitos é sempre humilhante, fere a dignidade de quem é atingido e a sua também.
  E não, não vai melhorar a personalidade do seu filho. Expor os defeitos deles para o público só vai deixá-lo mais revoltado. Além de ser um péssimo exemplo para ele. Afinal, os filhos se espelham muito por seus pais. Isso é fato.
  Por fim, tenha piedade das outras pessoas. Pare de tentar envolver quem não tem culpa de seus problemas. Ninguém tem prazer em ver discussão de casal ou de amigos. Ninguém gosta de ser forçado a tomar partido. Sempre é constrangedor ficar no meio de uma briga.


Grato pela compreensão.

Até a próxima.




Comentários

Veja também