Cabeça-dura

Foto:
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgMKZW-AkCu3ztkeUpiy16V_U8pWHoAk1BH2RMeBOOMTGtLDb1nWwPObVT96G4OTLNkRENRSdjtelsJCSL103xA_YJoSmcTQyI9T3DoTFgOHTewkPTA2xnM6Uow1c0CPhPiIfmKzidYiew/s1600/165867_469779003032615_1461042487_n.jpg

De Alexandre Valério Ferreira



  O cérebro possui uma capacidade incrível de aprendizado. Se não fosse o processo de envelhecimento e morte, poderíamos aprender continuamente. De fato, nossa mente é uma máquina poderosa. Pena que nem todos percebam isso.

  Algumas pessoas, por diversas razões, trancam suas mentes. Como assim? Impedem que novas informações sejam adicionadas. Em especial, rejeitam opiniões contrárias as suas. Impõe seus pensamentos sobre outros. Para elas, as informações são em um único sentido.
  Elas costumam ser denominadas de  TEIMOSAS, MENTES FECHADAS ou CABEÇAS-DURAS. Teimosia é a insistência ou implicância em permanecer com uma determinada atitude. 
  Elas insistem naquilo, mesmo quando são apresentados argumentos lógicos contrários. Elas sabem que estão erradas, mas não querem admitir. Assim, insistem e impõem sua posição, por mais sem sentido que seja.
  Não confundir teimosia com persistência. Alguns lutam por seus ideais, mesmo sobre forte pressão contrária, pois sabem que é o certo. Tais pessoas são dignas de elogio, pois a tendência da maioria é ceder. Mas, não tentar sobrepujar suas ideias sobre a dos outros, como se atropelasse os outros.
  O teimoso é alguém difícil de se lidar. Afinal, ele faz aquilo que ele quer e ponto final. Tentar rebater sua posição é gerar um conflito. Isso pode ser emocionalmente desgastante. Teimosia não é uma qualidade boa. Ela bloqueia o bom diálogo e o respeito pelos outros. Além de ser um sinal de orgulho, de arrogância.
  As razões para alguém ser teimoso são variadas. Alguns se tornaram assim por terem sido muitas vezes humilhados e, por isso, utiliza essa técnica como proteção. Infelizmente, as dificuldades não melhoraram a pessoa, mas criaram um forte defeito, pois sabemos que sempre temos que aprender com outros e nem sempre ceder é sinal de fraqueza. Algumas vezes, é sabedoria.
  Os cabeças-duras, como o próprio nome já diz, parecem ter uma mentalidade mais bloqueada do que uma rocha. Não aceita nada contrário ao que pensam e nem respeita que não tem opinião favorável. 
  Elas simplesmente não querem mudar. E não é por razões corretas, não é por querem não querem ceder à corrupção ou desonestidade. São assim pelo simples fato de não aceitarem que estão erradas. Isso é ser mente fechada.
  Ter mente aberta é o oposto disso. Não significa aceitar tudo o que os outros dizem. Mas, demonstrar respeito pela opinião alheia e não tentar impor a sua. Quem é assim sabe dialogar mesmo com as mais duras críticas. 
  Nada melhor que ter mente aberta. Saber comunicar-se com os outros é umas das mais significativas diferença entre nós, seres racionais, e os animais. Diálogo é uma vida de mão dupla. Ter mente aberta também o é. Então, não tranque as portas. Aprenda!




Comentários

Veja também