Música Clássica

Foto: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhi0R9raAKTwl9wz8rg7pKrqG1gjRYEwK9pv4CFB6vWJHDfaDRyTIPX7dgzGICuivSSh3IixMyhyphenhyphen9qFtlVOFk49WXDaw1Vd_rSh-HzV000jGJdA74atEz2E4w6bNvXH4XJcT9keqq800HnA/s1600/musica+classica.jpg

De Alexandre Valério Ferreira



   Eu já estava cansado. Meus colegas me julgavam antiquado, careta ou chato, pois eu gostava de música clássica. Diziam que era um ritmo sem graça, monótono. Ou insistiam em dizer que era coisa de velho.
  Triste perceber que alguns sofrem de uma incapacidade de compreensão. Não é necessário gostar de orquestras sinfônicas ou óperas. Basta respeitar que gosta desse estilo. Eu particularmente aprecio muito.
  Creio, entretanto, que uma das principais razões de a música clássica ter perdido o destaque tenha sido devido a arrogância. Antes do século XX, assistir um concerto era símbolo de status social. Talvez se alguém falasse mal, sofreria logo uma forte censura. De fato, a pessoa "tinha" que gostar de orquestras e óperas clássicas.
  Obrigar a pessoa a gostar de uma determinada coisa pode ter resultados contrários. Isso acontece em diversas esferas da vida. E é justamente por causa dessa atitude ilógica que muitos deixaram de apreciar um bom estilo musical.
  Porém, gostaria de destacar que tal preconceito não tem fundamento. A música clássica é um belo estilo. Ela não é apreciada apenas pela melodia, mas pelos métodos aos quais ela é concebida. A sintonia entre os músicos, a perfeição do grupo, a qualidade do concerto. Quando enxergamos isso, não é possível deixar de nos impressionar com o resultado.
  É verdade que existem algumas melodias muito lentas. Mas, existem ritmos bem mais velozes, como as As quatro Estações (Quatro estações ou, minha favorita, Inverno) de Vivaldi, ou o Terceiro Movimento da Sonata "Moonlight" (Sonata para piano N. 14) de Bethoveen.
  Eu me lembro de uma história interessante que li na revista SELEÇÕES. Certa vez, Einstein estava em um evento e chamou um amigo que não apreciava música clássica. Ele insistiu para que o camarada escutasse um pouco em uma sala mais afastada. 
  E o resultado? Ao escutar aquela bela melodia sem ser pressionado pela sociedade a gostar, fez com que ele gostasse. Ele conseguiu sentir o que aquela bela música queria transmitir e desde aquele dia passou a ouvia orquestras sinfônicas com sincero apresso.
  Então, incentivo a você que não aprecia música clássica a escutar um pouco. Não precisa ficar ansioso para gostar. Nada disso. Apenas ouça as que você achar mais interessantes. Não fique constrangido se não gostar. Mas, tente. Não perde nada, eu garanto!





Comentários

  1. Eu
    amo Sonata ao luar. O terceiro movimento principalmente! Outra bem
    animada é Sonata para dois pianos K-448. Esta deixa o cérebro mais
    ativo! Musica classica faz bem!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Gostaram? Aproveite e comente o que achou do texto. Compartilhe sua opinião.

Veja também