O capim e a sequóia

Fonte: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/2/24/Giant_Sequoia_Sequoiadendron_giganteum_Tyler_Tree_2000px.jpg
   Um dia qualquer, nasceram uma muda de capim e outra de sequoia. Eles eram pequenos fiapos verdes de vida. Tão frágeis! Para um leigo, os dois eram iguais. Este cometeria um grande erro ao afirmar que ambos eram simplesmente um pouco de mato.
   O capim era do tipo apressado. Logo desatou a crescer e se espalhar. Orgulhava-se disso, de sua incrível capacidade de aumentar em tamanho em tão curto período de tempo. Assim, ele começou a se esnobar diante da muda de sequoia.
   Pobre sequoia. Era frágil e crescia tão lentamente. Parecia que os dias eram todos iguais. Ele sempre se media, mas parecia que apenas crescia milímetros por mês. A desanimada muda olhava com inveja para o capim exibido.
   Porém, o tempo é um grande examinador. Ele trás a tona o que olhares míopes jamais conseguiriam enxergar. Sim, com o passar dos anos, a sequoia continuou crescendo, crescendo, crescendo. E quando se pensava que estava no fim, mais ela crescia...
   Passaram-se um, dois, três, dez, cem anos, mas a sequoia continuava crescendo e se firmando no solo. De repente, já completava-se 1.000 anos no mundo. Porém, ela ainda se sentia jovem; parece que ainda tinha muito a viver. Isso foi o que ela pensou a 2.000 anos atrás. Bem, ela ainda está aqui para contar a história...
   E quanto ao capim? Aquele capim exibido... pobre criatura orgulhosa... não viveu nem 5 anos. O solo não foi muito amigável. Muito menos as pessoas que por ele passavam. E o sol tratou de secá-lo com o tempo. Vida curta.
   Notou a similaridade dessa história com nossas vidas? Existem amizades ou romances que ocorrem de forma muito rápida. Algumas pessoas denominam estranhos de dias atrás como "amigo", "querido", "best friend" ou "meu amor". Como a amizade se desenvolveu tão rápido? Como o amor se formou tão fortemente? São sentimentos rápidos, explosivos, e por isso, superficiais.
   Não se iluda. O que vem rápido, vai rápido. Amizade não nasce do dia para a noite. Não é como capim. E não, você não vai amar alguém a primeira vista. O que pode acontecer é de você se apaixonar e depois isso se tornar amor. Não de uma vez. Não caia nessa cultura imediatista.
   Então, não seja como o capim. As coisas que valem realmente a pena exigem esforço e tempo. Fortes e estáveis sentimentos se desenvolvem gradualmente. O sacrifício é maior, porém, os resultados são recompensadores. São tão grandiosos como uma sequoia!


Alexandre Valério Ferreira






Comentários

Veja também