Terreno baldio

Terreno baldio. Foto: autor.
  O terreno baldio consiste em um elemento especial nos ambientes urbanos. Na verdade, é comum ele exercer funções que não deveriam caber a ele. Deveriam ser responsabilidade dos governos ou dos próprios moradores.
  Terrenos baldios são propriedades particulares, ou seja, possuem donos e não deveriam, teoricamente, ser ocupado, mesmo que temporariamente, por pessoas não autorizadas. Esses lotes de terra costumam estar vazios ou coberto por mato. Alguns, são praticamente intransitáveis. Outros, se tornam verdadeiras rotas de atalhos para os moradores.
  Quando não possuem muros e são terrenos espaçosos, são utilizados como campos de futebol. Em alguns lugares, realizam-se até mesmo pequenos campeonatos. De fato, essas propriedades substituem praças ou parques inexistentes na região. Sim, isso indica uma deficiência do sistema público.
  Outras vezes, os vizinhos são os grandes vilões. Eles parecem confundir, às vezes, terreno baldio com "casa-da-mãe-joana", ou seja, imaginam que podem fazer o que querem lá. Costumam jogar entulhos de construções, sacolas de lixo, restos de podas de árvores e por ai vai. Em resultado, se tornam viveiros de animais nocivos, como ratos e escorpiões.
  Resumindo, os terrenos baldios, apesar de "abandonados" ou "esquecidos" pelos seus proprietários, costumam ser bastante utilizados por terceiros. Quem nunca usou eles como rota alternativa ou como local para brincar? Talvez tenha ficado triste quando soube que iam construir algo por lá. Talvez tenha ficado feliz, dependendo da vizinhança.



Alexandre Valério Ferreira



Comentários

Postar um comentário

Gostaram? Aproveite e comente o que achou do texto. Compartilhe sua opinião.

Veja também