A obra de arte
Foto: http://wallpapers111.com/wp-content/uploads/2015/04/Colorful-Desktop-Wallpapers-11.jpg |
De Alexandre Valério Ferreira
Eu queria ser um grande artistas. Produzir um daqueles quadros belíssimos que costumamos ver nos museus e ateliês. Porém, a arte de pintar não é o meu forte. Nunca fui bom em artes na escola, muito menos agora que não treino mais e tenho uma rotina de trabalho.
Eu realmente queria produzir um belo quadro. Desejaria de todo meu coração fazer uma daquelas obras de arte que nos encantam e roubam horas e horas de nossa atenção. Elas nos exigem a contemplação. Não tem como não olhar e alimentar a vista com a beleza das cores e das pinceladas.
Não sou um artista, porém, queria ser. Mas, acho que não dá mais. O que me resta, portanto, é apreciar o que eu poderia ser. Talvez isso deixe alguém deprimido. Mas, não a mim. Também tenho um papel importante, quem sabe?
Afinal, um bom artista precisa de bons apreciadores. Do que adianta pintar o mais belo quadro se ninguém liga para ele? Continua maravilhoso. Mas, não sustenta a arte. É necessário uma audiência. Uma obra de arte é um diálogo entre o artista, suas experiências pessoais e os observadores.
A cada olhar, a gente se apropria de um significado. Criamos, interpretamos, procuramos compreender, assimilar, entender, captar, investigar. Talvez nunca entendamos o que se passou na cabeça do artista. De repente, isso não importa.
Tudo que importa agora é aquele quadro. O que fica é o sentimento que ele causa em mim. A dor que levou a produzi-lo pode ter alguma força, mas não é a maior impressão que fica. Com diz uma frase: "a beleza é a forma que o amor dá às coisas" .
Comentários
Postar um comentário
Gostaram? Aproveite e comente o que achou do texto. Compartilhe sua opinião.