Mau cheiro
Foto: http://www.slithersmusiczine.com/images/stories/obsolescencia.jpg |
Talvez você já tenha passado por uma das seguintes situações. Alguém diz que o perfume que você usa é muito forte. Porém, você nem nota isso. Na verdade, há momentos que você pensa que nem colocou a fragrância.
Talvez tenha conhecido alguém que tivesse mal hálito. Entretanto, essa pessoa não percebia o problema. É comum também não percebermos que estamos fedendo. Aquele mau cheiro nas axilas, nos pés, no corpo em geral... Nenhum sinal. Apenas comentários negativos dos outros.
Já viu pessoas morando em áreas extremamente fedorentas, como rios poluídos, esgotos a céu aberto e lixões Como elas conseguem suportar aquele odor? Como um lixeiro não vomita no trabalho? Ou como alguém aguenta aquele terrível odor ao desentupir fossas?
Será que estão ficando loucos? Não. O que está acontecendo é um processo comum ao nariz humano. É chamado de "fadiga pelo odor" ou fadiga olfatória. Ele ocorre porque nossos sensores olfativos "se acostumam" com um determinado odor. Com o tempo, aquele cheiro se torna praticamente imperceptível.
Assim, devido a essa capacidade, existem pessoas que conseguem viver em lixões. Também por essa razão que os pescadores não percebem que estão com aquele odor forte de peixe, que é altamente desagradável para a maioria das pessoas.
O ser humano se acostuma com tudo. Incluindo com o mau cheiro. Notou com isso se parece com a nossa forma de pensar? Parece que quando nos acostumamos com alguma coisa, perdemos a sensibilidade em relação àquilo.
Tire por exemplo a violência. Com o passar dos anos, crimes que antes faziam as pessoas reagirem com grande revolta, atualmente não causam a mesma comoção social. Virou rotina. Apenas mais um caso. Nada especial.
Podemos também nos acostumar com atitudes nossas que, de certa forma, são como algo fedorento. Por sentirmos o forte odor e nada fazermos em relação a isso, acabamos aceitando que aquilo que nos é prejudicial faça parte de nossas vidas.
Que triste não acha? Por isso, é sempre bom nos analisarmos e fazer melhorias pessoais para não nos acomodarmos com o mau cheiro que anda se espalhando mundo afora.
Alexandre Valério Ferreira
Referências:
[1] file:///C:/Users/VALERIO/Downloads/Revisao_bibliografica.pdf
[2] http://www.prac.ufpb.br/anais/xenex_xienid/xi_enid/monitoriapet/ANAIS/Area6/6CCSDFPMT16.pdf
Só sentimos o "mau cheiro" do modo de agir de quem incomoda,mas pode ser que nosso cheiro seja pior...
ResponderExcluirExcelente observação! :D
Excluir