Agá Dois Ó

Água. Fonte da foto: http://envolverde.com.br/portal/wp-content/uploads/2012/08/a7.jpg

  Estava vendo um noticiário a respeito de um carro de luxo feito de prata. Fiquei impressionado com isso. O veículo era de rara beleza. A máquina já era luxuosa por si só, mas, para completar, é feita com um material caro. Impossível não chamar atenção. Realmente, costumamos ver notícias de milionários excêntricos fazendo construções ou objetos incríveis e extremamente luxuosos.
  Nós, humanos, costumamos nos deslumbrar com objetos brilhantes, como a prata e o ouro. De fato, eles são de rara beleza. Além disso, existem as pedras preciosas, como as esmeraldas e os diamantes. Difíceis de serem encontrados, possuem elevado preço no mercado, permitindo que pouquíssimas pessoas tenham acesso a esse tipo de bem luxuoso.
  Mas, não decidi falar hoje sobre luxo e riqueza. Na verdade, envolve isso também. Entretanto, não quero exaltá-los ou animar você a se tornar um consumista ou tentar ser milionário. Pelo contrário, desejaria comentar sobre um produto único. Um material singular, especial e que também está ficando raro. Estou falando da ÁGUA.
  Água é um dos elementos vitais para a vida. Sem ela, simplesmente não existiríamos. Não haveria plantas nem animais. Nem mesmo alimento. Muito casas e carros de luxo. Poderiam haver diamantes ou esmeraldas. Talvez ainda existisse ouro e prata. Mas, seres biológicos, como nós, não poderiam sobreviver num mundo sem a nossa querida água.
  Engraçado com ela é especial. Possui uma fórmula química simples: H2O. Duas moléculas de Hidrogênio e uma de Oxigênio. Entretanto, sua estrutura única permite que ela apresente diversas propriedades que tornam a nossa vida VIÁVEL. Todas as formas conhecidas de vida necessitam de água.
  Mas, já notou como ela é? Não tem cheiro. Não tem gosto. Não tem cor. Ela não tem brilho especial. Não serve como objeto de casa e nem como veículo de transporte. Nem mesmo serve como colar ou para se exibir. Entretanto, ela é essencial para o funcionamento do nosso corpo. Cerca de 60% do nosso corpo é constituído de água. Por ai você tira uma ideia de como precisamos dela.
  Grande quantidade de água é consumida na agricultura e nas indústrias. Com que finalidade? Para suprir nossas necessidades vitais? Para auxiliar a humanidade como um todo? Infelizmente, geralmente não. Muitas fabricas apenas produzem bens materiais desnecessários, inúteis, não essenciais. O comércio costuma criar as "necessidades". E, a sociedade como um todo, passa a aceitar as novas condições. Da fato, nunca vivemos antes numa sociedade com tantas "necessidades" inúteis.
  Mas, e se acabasse a água? Como ficaríamos? Daria para aumentar a produção industrial? Será que não haveria uma crise financeira? Será que valeria a pena ter destruído matas e poluído rios? Infelizmente, o ser humano costuma valorizar o que o prejudica ou, no mínimo, o que não precisa...Não faça isso! Não desperdice! Valorize o que você precisa!




Alexandre Valério Ferreira

 


Comentários

Veja também