Diário de uma lista

Foto: https://blogonofre.files.wordpress.com/2013/03/lista-compras.jpg

De Alexandre Valério Ferreira

  Estava tudo definido. Era sempre assim. Havia uma lista para tudo em sua vida. A lista de compras, de orçamentos, de eventos, de amigos, de cronogramas e por ai vai.
  A lista definia o dia. A lista definia o caminhar, onde e o que deixar, que horas buscar, que horas voltar. Tudo era bem claro. Era uma vida mais do que metódica.
  Parecia, entretanto, para Ana, que algo estava faltando em sua lista. Porém, para sua dor de cabeça, ela não sabia nem o que era e em qual lista seria essa lacuna. Teria trocado as listas de verduras com a de livros? Estaria faltando algum produto essencial para seu dia?
   A solução para tamanha confusão era clara: outra lista. Dessa vez, essa lista conteria as listas que ela utilizava. Evidentemente, para uma pessoa comum, não haveria nada mais confuso. Porém, para Ana, não passava de mais uma lista em sua vida pré-definida.
  Eu acho que seja muito útil que listemos o que faremos ou compraremos. Assim, evitamos os riscos ocasionados pelo esquecimento habitual. Entretanto, nunca entendi bem o porquê de tantas dessas benditas listas na vida de Ana.
  Mas, ela não vivia sem elas. De certa forma, dependia delas e já desaprendera a viver sem elas. Se acostumara com isso. Era tudo dentro dos planejamentos de suas listas, em uma ordem definida e clara, sem flexibilidade, sem mais nem menos. 
  Havia momentos que eu desejava ser como Ana. Gostaria de ser tão organizado como ela. Em outras ocasiões, aquilo me parecia mais com uma prisão. E toda a vida deixava de ser uma caixinha de surpresas para se tornar um emaranhado de orientações pré-definidas. 
  Parecia que as novidades e imprevistos, como um produto que está em falta no estoque ou o atraso em um evento, resultasse em um fracasso, em uma lacuna no dia de Ana. 
  Seria os imprevistos sempre uma lacuna? Estariam sempre a atrapalhar nossas vidas? Seria a lei de Murphy aplicável em todas as ocasiões? Acho que farei uma lista de pesquisas sobre isso. Talvez ajude.


 

Comentários

Veja também