Álbum de fotos

Foto: http://blogpaperlux.files.wordpress.com/2012/05/dsc_4939.jpg
   Rever os álbuns de fotos antigos é uma verdadeira viagem no tempo. Mas, vale um alerta: tem seus riscos! Olhar seu "eu" do passado pode ser uma experiência agradável para alguns, mas desagradável para outros. Talvez não seja a hora certa. Talvez você não esteja no momento certo para se ver. Quem sabe?
   Não tem jeito. O melhor é arriscar. Quem sabe você não está mais bonito ou mais magro agora? Talvez se vista melhor (as roupas antigas podem lhe fazer rir muito de si mesmo, o que é bom). Quem sabe você não está mais musculoso ou atraente? O tempo faz um bom trabalho em alguns.
   Gosto de ver como progredi. Gosto de me imaginar naquela época. É tão bom perceber que amadurecemos. Bom seria consertar alguns erros do passado (ou não). Quem sabe nos surpreendamos com as amizades que tínhamos ou como agíamos quando éramos mais novos?
    Há fotos que podem nos trazer tristeza. São amizades que acabaram. Amigos que se tornaram estranhos. São familiares que morreram. Amigos que não existem mais. Isso pode doer. Mas, pode nos trazer sorrisos. Lembrar de bons momentos que passamos com quem amamos pode ser agradável. Só tenha cuidado para não ficar preso ao passado.
   Fotografias são pedaços de tempo salvos, armazenados. Não devemos viver do passado, mas não devemos esquecê-lo. Esquecer o passado é correr o risco de cometer os mesmos erros. Viver é um eterno aprender. 


Alexandre Valério Ferreira





Comentários

Veja também